VISTA AÉREA DE FLORIPA
Se o Rio de Janeiro é o meu amor, FLORIPA (apelido carinhoso da cidade) é a minha paixão!!! Já passei muitos verões na capital de SANTA CATARINA e nunca me canso de redescobrir seus encantos… Floripa são cidades dentro de uma cidade, é perfeita para os “SOLTEIROS À PROCURA”, encanta os “CASAIS APAIXONADOS”, diverte “AS CRIANÇAS”, respeita “OS IDOSOS”… TUDO DE BOM!!! E MAIS UM POUCO!
A cidade tem pouco mais de 400.000 habitantes e possui um dos maiores IDHs (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO) do país, portanto QUALIDADE DE VIDA é seu sobrenome!!! Ela é toda projetada para ser perfeita, o transporte urbano é de qualidade, suas ruas e avenidas são um show à parte… OPAAA! TEM GENTE TORCENDO O NARIZ DIZENDO: “EU JÁ FIQUEI NO ENGARRAFAMENTO PARA VOLTAR DAS PRAIAS VÁRIAS VEZES! É claro que ficou! Afinal a cidade recebe no verão 3 VEZES o número da população em turistas… Se ela não fosse bem projetada, com certeza EXPLODIRIA!

PONTE HERCÍLIO LUZ
Logo na entrada da cidade você vai ver a ponte Hercílio Luz que é um dos principais cartões postais da ilha, fica no comecinho da AVENIDA BEIRAMAR NORTE, a principal avenida da cidade e porta de entrada para quem chega em Floripa de carro ou de avião porque o aeroporto vai te “levar” até ela.
Falando em aeroporto, não fique decepcionado(a) ao chegar, ele é pequeno, nem um pouco funcional e não faz juz à beleza da cidade! Cuidado para não chegar em dia de jogo do Avaí (um dos times de futebol da região) porque a RESSACADA (apelido do estádio do clube) fica na mesma rua do Aeroporto e o trânsito simplesmente pára!



AVENIDA BEIRAMAR NORTE EM DIFERENTES PONTOS
Floripa tem mais de 100 praias (contando com as praias do continente) e cada uma tem a sua particularidade, portanto eu vou falar um pouquinho das mais famosas e das peculiaridades das regiões mais visitadas da cidade, ok!
Se você procura um lugar bem urbano para ficar, que tenha shopping, Mac Donalds, pizza Hut, farmácia 24 horas, vida noturna e restaurantes… Fique no entorno da Avenida Beiramar, porém saiba que não existe praia ali, e sim o Mar esplendoroso criando uma paisagem linda, onde vc pode caminhar e curtir as belezas cosmopolitas da cidade.



MERCADO MUNICIPAL, BOX 32 (NO MERCADO) E A FAMOSA FIGUEIRA
NO CENTRO: Visite o mercado municipal, tome um chop no BOX 32 e se delicie com o melhor pastel de camarão da sua vida! O bolinho de bacalhau também é dos “Deuses” e vc pode aproveitar para comprar “Lembranças” para levar para casa: conjunto de pimentas do Box 32, ou o KIT de temperos, ou uma Tradicional Cachaça, tudo bem bonito e com precinho amigo! Depois visite a praça da FIGUEIRA, a maior do Brasil, cobre praticamente toda a praça!
Aproveite para conhecer o BEIRAMAR SHOPPING um dos mais antigos e com certeza o mais TRADICIONAL! A vista do estacionamento é imperdível!!!
BEIRAMAR SHOPPING E A VISTA MARAVILHOSA!
Na outra ponta da Avenida, no Bairro TRINDADE existe o Shopping IGUATEMI, com o padrão que todo mundo conhece da rede Iguatemi… Lá você encontra Cinemas, um mix bem requintado de lojas, uma versão mais chique (porém menos charmosa) do BOX 32, e um gigante TAIKÔ (restaurante japonês badalado, mais famoso na pelo Reveillon da filial na Praia de Jurerê Internacional).



FACHADA DO SHOPPING IGUATEMI

PRAIAS E BAIRROS INTERESSANTES:

LAGOA DA CONCEIÇÃO:


CLIQUE NA FOTO (AUMENTA)



A lagoa surpreende inicialmente pelo trajeto: Muuuuitas curvas, uma mega subida e quando vc chega lá em cima, 2 mirantes com uma vista de tirar o fôlego de qualquer apaixonado pela natureza! A direita vc vislumbra as Dunas da Joaquina e a esquerda a beleza da lagoa…
Volte para o carro e comece a deeeecer (muitas curvas de novo) e quando chegar lá vai encontrar muuuito bares dos dois lados da rua, muito Rock`n`Roll, Blues, MPB… galera na rua, ambiente mais descontraído, (bem Hippie chique), seguindo até a rua das Rendeiras, vc vai encontrar muitos restaurante que servem as famosas SEQUÊNCIAS DE CAMARÃO (de todos os preços e para todos os estilos), Ali na região tem muitos CAMPINGS e o público principal são mochileiros, surfistas e turistas mais “alternativos” (bem BOB MARLEY “WANNABE”).
OPÇÃO DE BALADA DA LAGOA: Para um ambiente alternativo e uma vista deslumbrante, LATITUDE 27, para ferver numa balada que pode começar com um jantar bem gostoso e terminar no rítmo de algum DJ internacional, CONFRARIA DAS ARTES!
PRAIA DA JOAQUINA:
DUNAS E PRAIA DA JOAQUINA
Reduto dos surfistas profissionais, abriga campeonatos mundiais de surfe, tem “aquelas” ondas, e para quem gosta de dunas… é simplesmente paradisíaca e você pode alugar um WAKEBOARD (prancha), brincar o quanto quizer… o detalhe é que quase ninguem aguenta subir as dunas mais de uma vez!

PRAIA MOLE:
Ganhou este nome porque a areia é bem macia (ótima para fazer exercícios para as pernas e bumbum…), também agrada aos surfistas porque tem ondas bem fortes, é menos “alternativa” que a JOAQUINA, aliás se você é do tipo que gosta de uma balada, fique perto do “BARRACO DA MOLE”, sempre tem gente bonita jogando voley, no fim da tarde geralmente tem DJs…
Não deixe de comer a SALADA DE FRUTA COM GRANOLA, e experimente os sucos exóticos do local… muuuito bom! Cuidado ao entrar no mar porque ela é rasinha, mas de repente tem “um buraco” na areia e a onda “quebra” exatamente ali! “Caldos” garantidos… Não dê bobeira!!!
PRAIA BRAVA: 
Eu, minhas amigas e meu “husband”



Adoro a praia Brava, ela é extensa, mar aberto, ondas fortes, mas dá para entrar no mar sem ser pega de surpresa (como nas águas da praia Mole), é o MAIOR ÍNDICE DE GENTE BONITA POR M² DO BRASIL! É impressionante, parece que todos os corpinhos sarados e bronzeados são atraídos a curtir o verão naquelas areias! (fashionista, não se intimide, coloque seu melhor biquine, um lindo chapéu, aquele óculos de sol poderoso e “faça cara de bonita”… hahaha!)
Tem uns condomínios bem bonitos em volta, se vc optar por se hospedar lá, lembre-se que ela é meio longe do centro da cidade, do aeroporto, do supermercado, etc. Mas, sinceramente o visual vale e é claro que vc tem que alugar um carro!
O burburinho fica por perto do famoso KIOSQUE DO PIRATA, mas se vc quiser comer em um lugar delicioso, na ponta da praia fica o Restaurante CARPE DIEM, muuuito bom!!!

PRAIA DOS INGLESES e SANTINHO:

Vista aérea do Costão do Santinho

Ingleses não é bem um dos meus lugares favoritos em Floripa, ficam em um extremo da cidade que eu quase não visito… Me perdoe quem descorda, mas eu acho uma praia bem “FAROFA” lotada de “hermanos argentinos”, onde os ambulantes oferecem seus produtos em um triste “Portunhol”… NO ME GUSTA!
Mas no final de ingleses existe uma outra praia (Santinho) que abriga um dos mais belos RESORTS do nosso país, o estrelado COSTÃO DO SANTINHO, que é cativo das celebridades nacionais e internacionais… A estrutura é um espetáculo… (ainda não tive a sorte de me hospedar lá) mas além disso tem uma CASA NOTURNA muito legal, dentro do hotel, que é aberta ao público (pagante… hahaha! Mas nem é cara! Uh huuu!) e por isso eu sempre frequentei o local!
PRAIA DE CANASVIEIRAS:
Também não morro de amores por Canasvieiras, os “hermanos” são adéptos da área no verão (não é que eu seja preconceituosa em relação ao turista argentino, mas o fato é que muitas vezes eles fazem a maior bagunça, estacionam em cima calçadas e coisas do tipo…), quando a maré sobe um pouquinho a faixa de areia que já é estreita vai ficando “inabitável”, a língua oficial também é o “Portunhol”, mas como todos os cantinhos da ILHA DA MAGIA, também têm bons hotéis e restaurantes… Mas eu quase não vou lá! Por isso não tenho como indicar!!!
JURERÊ INTERNACIONAL (A CARA DA RIQUEZA… hahaha!):

A praia de Jurerê Internacional ficou famosa no mundo inteiro pelo luxo que ostenta… Fica rodeada por MANSÕES FABULOSAS, é a maior concentração de carros de luxo por M² do Brasil durante o verão, atraiu lojas para o seu badalado OPEN SHOPPING (um shopping ao ar livre, em frente a praia), possui os melhores “PARADORES” (Sabe quando a tradicional “barraca de praia” entra na lâmpada mágica do gênio e se transforma em restaurante de luxo… é mais ou menos isso!).
O tradicional MATE (que nós tomamos nas areias cariocas) dá lugar a deliciosos DRINKS, e a CERVEJINHA tradicional é atropelada pela “CHAMPAGNE IMPORTADA”… Ai, falando assim parece que JURERÊ INTERNACIONAL é uma esnobe emergente do nosso litoral, mas não é isso não!
O mar é perfeito para as crianças, quase não tem ondas, a areia é larga e você pode desfrutar do luxo dos paradores tomando cervejinha mesmo, você vai até parecer original no meio de tanto baldinho de “Champagne”… É gostoso curtir o dia nos encantos desta praia charmosa, portanto: Pegue seu melhor biquine, aquele óculos lindo que vc comprou no DUTY FREE… Ou se é o caso, a sua FERRARI VERMELHA, e acelere rumo à esta praia deliciosa!
SANTO ANTÔNIO DE LISBOA:
Um lugar bucólico, reduto de artistas, que respira a cultura açoriana que foi responsável pela colonização de Floripa… Ali o tempo parou e o POR DO SOL acontece em câmera lenta para que os apaixonados possam apreciá-lo! Tem igrejinha no meio da praça, artesanato, pequenas galerias de arte e restaurantes charmosíssimos! Existe um que virou parada obrigatória em todas as minhas idas à Floripa e eu super recomendo: BATE PONTO, sente-se na varanda com vista para a cidade, tome um chopinho gelado acompanhado da porção de bacalhau (infelizmente, evite as ostras… meu pai passou mal nas 2 últimas vezes que comeu!), mas os outros pratos são perfeitos, especialmente o RISOTO MÁRCIA DUTRA, se vc gosta de camarão vai amá-lo!



RESTAURANTE BATE PONTO


FLORIPA SHOPPING:

No Caminho das praias existe uma outra opção de Shopping, é sempre bom saber disso, afinal para os dias de chuvas e para garantir umas comprinhas “básicas”… Precisamos saber para onde ir!!!

Fashionistas, é claro que existem inúmeros outros lugares para visitar em Floripa, mas eu ia ficar “falando” o resto da vida e vcs iam se cansar de mim e acabar confundindo o excesso de informação… Mas outros POSTS virão sobre a ilha da magia… Um especial sobre JURERÊ INTERNACIONAL, sobre AS BALADAS IMPERDÍVEIS e sobre outras dúvidas que vcs tiverem, ok!
Bjo bjo bjo!