FASHIONISTAS, para mim TWIGGY é a moda personificada! Ela foi a primeira Top Model do mundo, e apesar da curta carreira como modelo, será eternamente um ícone fashion! Seu porte andrógino, seu rosto, o cabelo curtinho, os cílios super alongados por postiços e muitas camadas de rímel, jamais serão “demodê” (leia-se fora de moda). Ela representa a ruptura entre as DIVAS VOLUPTUOSAS da década de 50, como Marylin Monroe, com seu ar retrô, para um momento de VANGUARDA E MODERNIDADE!
LESLEY HORNBY LAWSON  nasceu na Inglaterra em 19 de setembro de 1949. Pertencente à uma família de classe média, foi descoberta na segunda metade da década de 60 pelo fotógrafo Justin de Villeneuve. O apelido TWIGGY, que a acompanhou ao estrelato vem desse período. De tão magrinha (1,67m, 42 kg), Lesley era chamada de “graveto” (twig, em inglês).

Twiggy emprestou nome e rosto para bonecas, jogos, canetas, cílios postiços, cabides, meias e até máscaras. Em 1967, chegou à Nova Iorque com  STATUS DE ESTRELA. Contudo, sua carreira nas passarelas e capas de revista foi bem curta. Ela deixou de ser modelo em 1969 para tentar as profissões de atriz e cantora. Participou de programas de televisão, de espetáculos da Broadway, e gravou vários discos. Lançou também três autobiografias. EM MENOS DE UMA DÉCADA ELA CONSEGUIU DEIXAR SUA ASSINATURA PARA SEMPRE NO MERCADO DA MODA!

Vez ou outra vemos reportagens retratando tendências que já foram usadas em décadas passadas. Pois certamente o gigantesco sucesso de TWIGGY, com relação a tempo x magnitude sejam explicados atravéz da atemporalidade de suas fotos. Temos falado bastante de COLOR BLOCKING aqui no Blog, uma tendência do inverno 2011, certo? Pois as fotos da DIVA TWIGGY poderiam figurar perfeitamente os editoriais de hoje!
Ela parece não sentir saudade da época de modelo. No livro “Modelo – O mundo feio das mulheres lindas”, do jornalista Michael Gross (Objetiva, 1996), ela declarou: “Eu costumava ser uma coisa. Agora sou uma pessoa”. Atualmente, além de cantar, Twiggy assina uma linha de aromaterapia, outra de roupas, chamada TWIGGY LONDON, dedica-se a causas sociais, sendo uma ativa militante do PETA (People for Ethical Treatment of Animals) e é ex-jurada do programa “America’s Next Top Model”, produzido pela também ex-modelo, Tyra Banks.
http://www.twiggylawson.co.uk/
FASHIONISTAS, se aos 61 eu tiver esta carinha, está tudo certo, né!?! Eu fico feliz em dividir neste espaço minhas admirações. Porque sei que muitas de vocês são bem mais novas do que a “tia Maysa Leão” (Pára tudo!!! Porque eu sou “tchutchuca” e quem me chamar de tia por aí, vai levar puxão de orelha! Hahaha). Mas falando sério, se eu conseguir disseminar um pouquinho a mais de conhecimento para minhas lindas fashionistas, estarei muito feliz e com a sensação de estar cumprindo minha missão!!!
Bjo bjo bjo!