FASHIONISTAS, eu sou engraçadinha, adoro uma piada, falo bobeiras mil, mas no fundo SOU UMA PESSOA FORMAL, porque acho imprescindível uma vida levada com ELEGÂNCIA! As pessoas andam muito sem educação, me fazem ter saudade das “Bíblias da etiqueta”, das formalidades imprescindídeis que tornam o mundo mais CIVILIZADO! Então vamos lá, falar da ETIQUETA FESTIVA:
(1) QUANDO CONVIDAR?
  • Casamentos e eventos formais: Com no mínimo 1 mês de antecedência;
  • Aniversários mais pomposos (1 ano, 15 anos, 30 anos, 50 anos, etc), Noivados: Mínimo de 15 dias;
  • Festas menos formais, aniversários menores: 1 semana de antecedência;
  • Jantares, almoços ou eventos íntimos: Mínimo de 24 horas (mas não vale se chatear se a pessoa já tiver compromisso)
(2) COMO CONVIDAR?
EVENTOS FORMAIS precisam de CONVITES IMPRESSOS, de preferência com todas as informações como DRESS CODE (Tipo de roupa), Local, Horário, Programação, Lista de presentes, etc. Já EVENTOS INFORMAIS requerem menos, podem ser feitos por telefone, torpedos, via e-mail, redes sociais.
(3) CONFIRME A PRESENÇA:
É de bom tom que você expresse claramente se vai comparecer ou não ao evento, especialmente se o convite pede “RSVP” (Leia-se: Responda por favor). Não avise na última hora, pois pode chatear seu anfitrião.
(4) DRESS CODE (CÓDIGO DO VESTIR):
O bom anfitrião indica no convite o TRAJE OU DRESS CODE, com isso evita momentos aflitivos na vida dos convidados que “quebram a cabeça” tentando adivinhar o Tom da festa!
  • TRAJE ESPORTE: Uma roupa descomplicada, as mulheres podem usar vestidos leves, sandálias, abertas, bermudinhas e os homens podem vestir calças, camisetas, bermundas, tênis, sapatênis. O jeans está liberado! Mas não exagere: havaianas, regatinha e cara de churrasco no quintal de casa, não valem!
  • ESPORTE FINO OU TRAJE PASSEIO (TENUE DE VILLE): Um pouquinho mais formal. Não necessita gravata, mas o jeans deve ser substituído por um tecido mais social (Brim, gabardine, etc.) Dependendo do evento é de bom tom vestir calça social, com camisa e blazer, sem gravata. Para as mulheres uma sandália de salto, com vestidos mais refinados, sem brilhos ou exageros (curtos elegantes são admitidos);
  • PASSEIO COMPLETO, SOCIAL COMPLETO OU TRAJE SOCIAL: Terno e gravata para os homens (cor clara para o dia e cores escuras para noite), vestidos mais glamurosos (curtos muito chiques são admitidos) para as mulheres, com brilho, tecidos refinados como as sedas, as musselines, os georgettes, bordados, rendas e /ou paetês. (de manha e de tarde evite o preto);
  • BLACK TIE OU TRAJE À RIGOR: Smoking para os homens sempre! Sem invenções ou variaçoes, ok! Mulheres de Longo (curtos são banidos!), cabelo e maquiagem muito bem feitos e nada menos que isso!!!
OS NOVOS CÓDIGOS:
Temos visto os mais inusitados DRESS CODES e a orientação é: Entre no clima da festa ou não saia de casa para aborrecer anfitriões animados por aí! Estes novos códigos normalmente fazem parte de eventos menos formais e indicam o tema e o estilo da festa: TRAJE FASHION, BALADA, BLACK TOTAL, BRANCO, HAVAIANO, JUNINO, FANTASIA, etc.
(5) PRESENTES:
Listas de Presente são legais porque evitam que os convidados se estressem ao tentar comprar algo que agrade o anfitrião. Em contrapartida é de bom tom que o ANFITRIÃO ligue o “desconfiômetro”: não designando lojas em lugares de acesso complicado, não escolhendo apenas ítens caros, não impondo valores de maneira alguma, mesmo que seja uma doação. O convidado deve ter a liberdade de investir o quanto pode naquele evento, ou então seria mais fácil cobrar ingresso!
Em CASAMENTOS E BODAS, os presentes devem ser mandados à casa dos anfitriões. NOIVADOS não requerem presentes, deixe para o chá de cozinha, lingerie e o próprio casamento. BATIZADOS podem ser celebrados com presentes pelos padrinhos e avós (mas não é obrigatório), no caso de FORMATURAS, os padrinhos, namorados, e pais podem presentear o formando (também opcional). ANIVERSÁRIOS devem ser celebrados com presentes, que podem variar desde a mais simples lembrancinha, de acordo com a sua proximidade com o aniversariante e condição financeira, claro! Se o evento for informal como um jantar em casa, você pode presentear com um vinho, até uma caixinha de cerveja, dependendo do tom do evento!
(6) O DILEMA DA FORMATURA:
Quem já formou sabe o quanto pode ser estressante esta celebração, afinal o número de convidados é limitado, o preço dos convites exorbitante e sempre vai deixar alguém chatedo no entorno! Portanto CONVIDADO ENTENDA: O formando está estressado com as limitações do evento, então  é perfeitamente normal se ele oferecer o seu convite e te der a opção de comprar o do seu acompanhante (não dá para convidar o namorado(a) de todo mundo), se você não for comparecer, avise com antecedência e devolva o convite, pois com certeza o custo de sua pessoa já tinha sido contabilizado (com todo amor). FORMANDO ENTENDA: Que o convite é caro e difícil de ser conquistado, todo mundo já sabe, porém isso não justifica exclusões arbitrárias, portanto dê a opção ao seu convidado em comprar o convite do acompanhante, seja claro a respeito disso desde o princípio! Se a sua família for muito grande, divida os grupos por festa, explique claramente o que acontece, ninguém é obrigado a adivinhar a sistemática das “megaloformaturas atuais”. Ex: Os primos vão ao baile, os tios ao jantar, os avós ao culto e a um jantarzinho particular em seguida, explique a todos que os convites são limitados, deixe tudo bem claro para evitar aborrecimentos!
(7) O DILEMA DO CASAMENTO:
A cerimônia do casamento é algo muitas vezes rodeado de formalidades religiosas e culturais, portanto se você detesta igreja e cerimônias em geral, poupe os noivos da sua cara de “entojo”. Este é o dia que eles tanto SONHARAM, portanto tem a cara deles, faz parte de um PROJETO que muitas vezes foi planejado por anos e anos com muito amor! Eu simplesmente tenho horror à pessoas que ficam reclamando em casamentos: Saiu de casa por quê??? A NOIVA É A ESTRELA DA NOITE e nada mais cafona que convidadas que tentam se destacar mais que a dona da festa. MADRINHAS NÃO VESTEM BRANCO NEM PRETO (Há menos que a noiva deseje assim), o COMPRIMENTO DOS VESTIDOS está implicito no Dress code (lembra que falamos acima) mas a madrinhas podem (e devem) perguntar à noiva o que elas pensam sobre isso (se elas não ligam para curto ou longo, a escolha é sua). CONVIDADAS: CUIDADO COM: NUDE, OFF WHITE, PÉROLA E PRATA, pois podem parecer brancos com a luz dos flashs, e nem mesmo a convidada mais remota deve vestir branco. (isso é meio óbvio, mas eu andei vendo variações de branco nos últimos casamento que fui e achei bem estranho…)
Desculpem o tamanho do post, mas eu tentei ser breve, ok! A minha principal fonte de conhecimento em etiqueta chama-se Dra. LUZIA LEÃO (minha mãe é uma das pessoas mais elegantes que conheço) a outra é uma expert no assunto chamada GLÓRIA KALIL, que “me assessora” através de seus livros: CHIC, CHIC HOMEM, CHICquérrimo e ALÔ CHICS (o mais didático de todos)! Espero que vocês tenham gostado!
Bjo bjo bjo!