O sol bombando lá fora, e o povo da moda em polvorosa com peles, couros e casacos… É o mercado fazendo negócios, girando milhões para que você tenha novidades para se empolgar nas vitrines de suas marcas favoritas daqui a 2 meses, mais ou menos! Antes a maioria das consumidoras só descobria as tendências quando comparecia aos lançamentos de coleção, hoje os blogs e sites especializados mostram tudo em tempo real, para que na hora “H” você saiba exatamente o que deseja! 
Então vamos lá: A primeira foto do post mostra uma das grandes tendências: GRAFISMO! Recortes de tecido, criando desenhos, alterando a silhueta como no caso do vestido “emagrecedor” de Stella McCartney, que já vem causando furor entre celébs gringas e brasucas! 
CARTELA DE CORES: Todo mundo pergunta quais são as cores da estação, porque muda tudo! Por isso é legal arrumar o guarda-roupa 2 vezes por ano, quando mudam as coleções, assim você “esconde” as peças que cansou de usar no verão e evidencia as peças dos invernos passados, que acabam ganhando status de novas, quando misturadas às peças que você vai adquirir! (segredinho de Stylist!!!)
A cartela de cores parece um cardápio de restaurante, mas vamos lá: Destaque para PÁPRIKA, MOSTARDA, VINHO (BURGUNDY), CHOCOLATE, OLIVA E TOMATE. Acompanhando esta seleção de empório, temos as cores tradicionais de todo inverno que se preze: OFF WHITE, NUDE, PRETO, CÁQUI, ROSÊ, AZUL PETRÓLEO e os metalizados: PRATA, OURO, BRONZE. Inspirem-se nas fotos abaixo:
ESTAMPAS: as estampas invernais estão étnicas, como no modelo desfilado por Rosie Huntington Whitley para ANIMALE. Geralmente são mais gráficas e dramáticas, mesmo quando o tecido parece “apagado”, existe um forte contraste entre as cores. Inspirem-se:
TECIDOS E TEXTURAS: Uma profusão de tecidos e texturas. Adoro misturar a leveza da organza em vestidos, com jaquetas de couro pesado, estilo biker… Este inverno não vai viver só de couro e renda não! Muita novidade, muitas visitas ao passado como no caso do VELUDO MOLHADO, opções para você imprimir a sua marca! Destaques: METALIZADOS, PAETIZADOS, BROCADOS, TRANSPARENTES, TAFETÁ. Os de sempre: COURO, TRICÔ, PELE, SEDA (acetinados, musselines e georgetes), TECNOLÓGICOS, JEANS…
Eu li muitos resumos criticando a ausência de criatividade nas passarelas nacionais, uma espécie de sentimento de “DEJA VU” generalizado paira sobre os “entendidos”. É complicado inovar quando se lança uma coleção cerca de 6 meses depois que o hemisfério norte o faz… Teríamos que sermos nós a escrevermos a história da moda. Estarmos à frente, sermos “copiados”, para que pudéssemos ganhar algum status de originalidade. Faz parte da história, desde que a moda nasceu! Ainda não temos uma Chanel tupiniquim, nem um Alexander Mc Queen, apesar de que o Herchcovitch não faz feio e o Pedro promete… Eu ainda assim me sinto feliz! Acredito que o profissionalismo tomou conta de nossas passarelas, já podemos competir em qualidade, em produção de moda… Seguimos sonhando com a inovação e o lançamento de coleções que tenham DNA E ORIGINALIDADE!
Bjo bjo bjo!