Adoro a tag GUIA BÁSICO DA ANFITRIÃ, já fazia um tempinho desde que eu não postava nada nesse sentido. Nesse final de semana nós celebramos Bodas de Zinco em duas pequenas festas. Uma na sexta, na casa dos meus pais, para família e outra no sábado, na minha casa para amigos. Eu queria fazer algo intimista, informal, porém temos uma família grande e um grupo de amigos de longa data que acabou ficando numeroso, com os casamentos e o passar dos anos. Resumindo, íntimo para nós, significa 80 pessoas, no mínimo! Hahaha! Eu vou mostrar para vocês a ATMOSFERA criada na festinha de sábado, que foi na minha casa. O intuito era bebidinhas, salgadinhos, tortas e muito bate-papo. Porém, eu queria criar uma atmosfera de romance, afinal não é todo dia que celebramos 10 anos de casado!
Na sexta minha funcionária amada (alô Ana!!!) fez uma super faxina, lavou as taças, copos, talheres e deixou tudo separado. Sábado de manhã eu montei as mesas. A princípio as cores do Decor foram escolhidas baseadas no buquê de flores gigante que meu marido me deu. separei o buquê em vários vasos. A dica para não ter que comprar um arsenal de decorador profissional, é colocar as flores em garrafas de vinho vazias, copos de diferentes alturas, jarras de suco e os vasos que você tiver em casa. Fica lindo, com um toque criativo e você não gasta nadinha.
Como não queria contratar garçom, para ficar intimista meeeesmo, fiz o serviço no estilo Americano, com toda a louça à disposição e a comida também. Assim cada um se serve a vontade, você não precisa ficar correndo entre cozinha e sala a noite inteira, e todo mundo aproveita a festa. Eu comprei 1 metro de tecido com folhagens e cortei em 2 faixas de 50cm de largura, uma foi colocada na mesa principal e a outra foi colocada na mesa de apoio. Distribui todas as taças em fileiras, começando com as taças de água, terminando com as taças de champanhe. Usei 3 jogos diferentes, e não há problema nenhum em misturar, afinal ninguém é obrigado a ter 40 taças iguais, lembrando que você não é um buffet e sim uma pessoa que gosta de receber os amigos.
Como eu queria iluminação à luz de velas, e só tinha 4 castiçais, transformei os potinhos de gelatina, virando-os de cabeça para baixo, colocando o porta-guardanapos dourado em torno da perninha e fixando as velas comuns, que eu comprei no supermercado mesmo. A noite, com tudo acesso, deu um super efeito!
É legal colocar a louça, copos, pratos, etc. em cantos separados da mesa, para não ficar aquele ar de coisa empilhada. Acaba que os próprios utensílios decoram! Se você tiver bandejas bonitas fica legal colocar as coisas nelas, delimitando uma certa disposição, como eu fiz com os copos na foto acima. Eu coloquei os garfinhos e colheres em copos de cristal, fica organizado e delicado. Para arrematar, folhas que eu colhi na pracinha perto de casa.
A noite, o resultado ficou muito bonito, todos os convidados se sentiram especiais e acolhidos. Para a sua festa ser sucesso tenha sempre bastante gelo cubo, guardanapos, um aromatizante de ambiente que combine com comida: canela, maçã, baunilha… Música é sempre bom, e alegria em receber! 
Espero que vocês tenham curtido as dicas do GUIA BÁSICO DA ANFITRIÃ, e principalmente tenham sentido a nossa alegria em celebrar este momento especial. Fico muito feliz em poder “receber” cada leitora do blog, dentro da minha casa! Obrigada por todo o carinho que eu recebi!!!
Bjo bjo bjo!