Eu amo trabalhar com consultoria de imagem, porque sei que ela é capaz de transformar a vida de uma pessoa. Já atendi mulheres que estavam com a auto-estima no pé e que depois de uma breve consultoria, floresceram!!! O consultor não é somente aquele “personal stylist” que escolhe roupas impactantes para celebridades. Existem vários tipos de consultorias, muitas com intuito de alavancar a imagem profissional da pessoa, algumas que celebram um novo momento da vida: Casamento, maternidade, ganho de peso, perda de peso… A imagem diz muito ao seu respeito e você tem 7 segundos para causar uma primeira impressão, portanto é mais que natural, desejar que ela destaque suas qualidades. Hoje vamos falar de tipos de corpo, é muito importante conhecer-se bem, saber o que você deve esconder, e o que você deve destacar. Atenção aos 5 tipos essenciais, e descubra onde você se encaixa melhor.
Olhe-se com franqueza, diante do espelho e anote. Eu sou uma mistura de Ampulheta com retangular, meu ombro e quadris são da mesma largura, porém a minha cintura é mais fina que o todo, não chega a ser uma super “cintura de pilão”, porém não é alinhada ao ombro e quadril como no retangular. Com isso descobri que estou entre o tipo 1 e o 2.
1) AMPULHETA:
Busto e bumbum exuberantes com cinturinha de boneca. Ahhh e quem não quer??? Mas a ampulheta também tem que tomar cuidado porque de biquini está sempe maravilhosa, mas de roupa pode passar a impressão de cheiinha! Abuse de roupas que marquem a cintura, evite batas soltas, se você estiver com o corpo em dia, vai ficar maravilhosa em um Hervé Leger (tipo bandagem, sabe?). Aposte em tecidos que não confiram volume ao corpo, e se a idade permitir, pernocas de fora sempre serão uma boa pedida.
2) RETANGULAR: 
Você tem ombro, corpo e quadris simétricos. Normalmente pessoas com este tipo de corpo estão magras, têm as pernas mais finas e uma silhueta longilínia, mesmo quando não são tão altas. A idéia aqui é abusar de tecidos fluidos, esvoaçantes, usar batas, pantalonas e tudo que crie um volume elegante. Tecidos com recortes laterais que criem a ilusão de cintura, decotes nas costas, roupas assimétricas. Prefira cores claras e pode apostar em listras e estampas, sem medo de ser feliz.
3) TRIÂNGULAR:
Você tem o ombro mais largo que o quadril. Muitas vezes pode passar um aspecto até masculinizado, se tiver o busto avantajado, a assimetria complica ainda mais. Porém nada que uma boa lei da compensação não possa resolver. Use peças escuras em cima e claras embaixo, o escuro diminui e o claro aumenta, lembra? Prefira peças lisas em cima e estampadas em baixo. Evite saia lápis, calça skinny com blusa por dentro e tudo que possa ressaltar que o seu quadril é estreito e seu ombro mais largo. Aposte em vestidos com a saia evasê, mais soltinha, e cintura marcada. Aposte em calças de tecidos mais fluidos (pantalonas de seda), saias longas, e tops mais ajustados. Evite manguinha bufante e tudo o que possa deixar o seu ombro mais largo. O decote V, é sempre um grande aliado dos bustos grandes.
4) OVAL OU MAÇÃ:
Você tem o corpo mais arredondado, com a barriguinha um pouco mais saliente e geralmente está acima do peso. Nem pense em vestir roupas largas e estampadas para esconder tudo, porque o efeito vai ser traiçoeiro e ao invés de esconder, você vai ressaltar. Como você é grande, aposte em maxi acessórios, bolsas maiores, colares ou brincos. Se o busto estiver grandinho, vale a dica do decote V. Roupas escuras emgrecem, mas nem pense em adotar a viuva para sempre e só sair de preto, ok! Aposte em sapatos coloridos, lenços e tudo que possa tirar a sobriedade dos looks escuros, Vista peças ajustadas com tecidos encorpados, que escondem gordurinhas e celulites. Procure mesclar produtos de marcas plus size com produtos de lojas convencionais. E páre com o medo do provador, se não servir, experimente outra peça, até conseguir montar looks que lhe favoreçam.
5) PÊRA:
O famoso corpo de violão, a típica mulher brasileira, que tem o quadril mais largo que os ombros, e uma cinturinha de dar inveja! Também é um tipo muito lindo, porém que deve tomar cuidado para não passar de “boazuda” à “gordinha”. Evite volumes na linha do quadril, nem passe perto das batas e de roupas muito soltas. Aposte em blusas e vestidos que marquem a cintura, com tecidos mais chamativos na parte de cima do corpo. O intuito é equilibrar ombro e quadril, destacando sempre a cintura. Aproveite que seus braços são finos em relação às pernas e os deixe sempre à mostra. De preferência use calças, saias e partes de baixo mais escuras.

Espero que vocês tenham gostado, vamos seguir com um post por semana sobre consultoria e em breve vamos aprofundar conselhos para cada tipo de corpo. Descubra-se, revele-se, cuide-se, priorize-se!

Bjo bjo bjo!