Ultimamente eu como linhaça com tudo: sucos, iogurte, omelete, sanduíche, macarrão, e por aí vai! Ela tem tantos, tantos benefícios, que todo mundo deveria implementa-la à alimentação. Eu prefiro comprar a semente de linhaça, do que a farinha, isso porque a linhaça depois de triturada, oxida com muita facilidade, especialmente com luz e calor. Em Cuiabrasa, luz e calor são onipresentes. Eu trituro a linhaça no liquidificador (é só usar a função pulsar, por 3 vezes). As vezes uso a semente inteira mesmo, mas neste formato ela funciona apenas como regulador intestinal, pois o organismo não a digere inteiramente, com isso não absorve suas outras propriedades. Eu juro que não sinto diferença no sabor da comida, então se faz bem, é facil de comer e não muda o sabor das coisa, me diga por que não ingerir???  Vou enumerar alguns dos benefícios para vocês se convencerem de vez:
Estudos apontam  que o consumo diário da linhaça pode:
  • Reduzir a coagulação sanguínea, causa de derrames e flebites
  • Diminuir processos inflamatórios (como os envolvidos em asma, aterosclerose e artrite reumatóide)
  • Diminuir as chances de morte por doença cardíaca; 
  • Melhorar a síndrome do olho seco;
  • Diminuir risco de câncer de mama;
  • Aumentar a produção de outros ômegas importantes;
  • Aumentar a saciedade, diminuindo a fome;
  • Regular o intestino
A semente de linhaça tem um custo relativamente baixo, eu gosto muito da marca Jasmine, que está na foto acima. Você vai encontrar no mercado a linhaça dourada e a marrom, que em suma são linhaças diferentes, pois a marrom se adaptou melhor ao solo brasileiro, e a dourada geralmente é importada, porém ambas têm valor nutricional parecido. A linhaça pode ser encontrada no mercado na forma de semente, óleo, cápsulas e farinha. Eu sinceramente acho difícil consumir a farinha porque ela oxida com muita facilidade, e você pode achar que está consumindo uma farinha rica em nutrientes, quando na verdade, ela já pode ter perdido todo seu potencial. O óleo é bacana por que você pode consumir na salada, no preparo dos alimentos, etc. Alguns estudos apontam que após 15 minutos submetida a altas temperaturas, a linhaça pode perder parte dos benefícios, então quando eu a acrescento em omeletes por exemplo, coloco-a quase no fim, quando ele já está ficando durinho. A quantidade diária varia de 1 a 2 colheres de sopa por dia, por isso eu como no café da manhã, almoço e jantar. Como meu intestino normalmente é preso, não sinto efeitos colaterais, algumas pessoas, ficam com ele muito solto, e nesses casos é melhor diminuir a quantidade diária.
Fotos do meu Instagram @maysaleao
Leia as dicas, acesse #100diasdemudança para ver todos os posts do meu projeto, #ProjetoVidaSaudável para ver os outros, #Receitas para diversificar o cardápio, porém eu sempre aconselho que uma visita ao nutricionista ou nutrólogo pode abrir horizontes inimaginados na sua vida! 
Bjo bjo bjo!