Você já fez sua declaração de imposto de renda??? Se ainda não apertou o “enter”, páre tudo o que estiver fazendo e me dê um minutinho! Existe um Fundo da Infância e Juventude que encaminha verba para entidades que ajudam crianças e adolescentes carentes a terem melhores chances na vida. E você, pode ajudar este fundo a aumentar o volume de dinheiro destinado a essas crianças. Essa ajuda NÃO vai tirar um Real do seu bolso, ela depende apenas da sua boa vontade!
Isso porque você pode destinar 6% do seu imposto de renda, ao FIA – Fundo da Infância e Adolescência do seu Estado ou cidade. No caso de pessoa jurídica, a porcentagem cai para 1%, porém esse 1% é de grande valia, para quem vive desprovido de qualquer quantia, dependendo da solidariedade e força de vontade das pessoas que dirigem essas instituições. Além de escolher o seu estado ou a sua cidade como beneficiários, você pode optar por escolher uma instituição de sua confiança. Ela precisa estar cadastrada no FIA, em Cuiabá, por exemplo, temos a APAE, a AACC, a Shotokan, entre tantas outras instituições que “no peito e na raça”, mudam a vida de muitos menores! 

A primeira-dama do estado de Mato-Grosso, Samira Martins, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso (Cedca), Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado Mato Grosso (APDM) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC), lançaram a campanha de ‘Fortalecimento do Fundo para Infância e Adolescência – 2015’, com objetivo de aumentar a arrecadação do fundo que é formado a partir de doações, que podem ser realizadas durante a declaração do Imposto de Renda.

O montante arrecadado é repassado direta e integralmente para programas sociais e entidades voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes de todo o estado. (Isso é válido no Brasil todo, viu!?!) 
 “A ideia é fomentar a destinação dessa porcentagem nesse período de declaração do imposto de renda para pessoa física. Muitos ainda desconhecem o fundo e a forma de arrecadação. Na verdade não se trata de doar, mas sim de destinar um percentual do que é devido ao fisco, aos projetos e programas de atendimento à criança e ao adolescente”, disse Samira.
TUTORIAL SOBRE COMO DESTINAR SEU IMPOSTO: 

Eu encontrei esse passo a passo no site Imposto Solidário de Ouro Preto  seguindo as imagens e explicações, você vai conseguir ajudar a quem precisa, sem um grande esforço, porém provocando um impacto gigantesco! Lembrando que todos os Estados e Cidades aptos, podem receber essa ajuda.  
Como assim aptos? Infelizmente, os estados que não tiverem com as suas contas aprovadas, ficam bloqueados. Mato-Grosso, por exemplo, NÃO pode receber esses valores no ano de 2015, pois as contas do governo anterior não foram aprovadas. Mas muitas cidades do estado podem, como a capital Cuiabá que está totalmente apta. No final do post, eu publico a lista de cidades e o telefone para eventuais dúvidas. Vejam o passo a passo, clicando em {mais informações, abaixo}: 

PASSO 1:
A declaração deve ser “Por Deduções Legais“.

PASSO 2:

Após a declaração completamente preenchida, com todos os dados inseridos, vá na barra lateral de opções e, em RESUMO DA DECLARAÇÃO, clique em DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO — ECA.

PASSO 3:

Para cadastrar sua doação, selecione o Tipo de Fundo como MUNICIPAL. Depois escolha o Estado “MT – Mato Grosso” e a cidade de “CUIABÁ“. (O seu estado, e a sua cidade, se você não for daqui).

PASSO 4:

Digite o VALOR que você deseja doar, destacando que o próprio programa calcula qual é o valor máximo possível para doação do imposto a pagar/pago (veja no lado direito da tela), que na declaração deste ano (2015), para o ano-base (2014) é limitada a 3%. E clique em OK para encerrar. Por isso é importante preencher toda a declaração antes, pois somente assim o programa conseguirá calcular quanto você pode doar, com base no quanto terá a pagar ou pago/retido na fonte.
Neste exemplo nosso, o contribuinte tem restituição de imposto a receber, mesmo assim ele pode destinar para o Fundo da Criança. O que for destinado será acrescentado na sua restituição. Pode destinar imposto quem tem restituição a receber e também quem tem imposto a pagar. 

PASSO 5: 

Na barra lateral, ainda no Resumo da Declaração, clique em CÁLCULO DO IMPOSTO e veja que o valor da doação já entrou no campo DEDUÇÃO DE INCENTIVO.

PASSO 6:

A seguir, na barra lateral, entre na opção IMPRIMIR e clique em DARF — DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO — ECA para gerar a DARF da sua doação (destacando que, mesmo doando parte do IR retido na fonte, precisa-se pagar a DARF e receber o valor de volta na restituição).

PASSO 7:

DARF: O sistema irá gerar um DARF (como no exemplo abaixo) — sob o código 3351 —, que é uma guia para pagamento até 30/04/2015 na rede bancária. Se você tiver imposto a pagar (e não tiver apenas retido na fonte) também terá outro DARF a gerar (do imposto restante) para gerar no menu Impressões.
Então vamos parar de só reclamar da corrupção, da falta de desenvolvimento e estrutura do nosso país, e fazer a nossa parte? Aproveite para visitar as instituições da sua cidade, com certeza seu coração vai pulsar, quando você perceber o impacto que este simples ato pode provocar, na vida dos pequenos mais necessitados, do nosso Brasil! 

Qualquer dúvida, entrem em contato com o CEDCA-MT (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso)  pelo telefone (65) 3624-5796. Vamos fazer a nossa parte!  

Bjo bjo bjo!