Hoje a Mila Miranda do Blog Mundo da Mãe, enviou uma matéria muuuito bacana para a Liga das Mães. A matéria saiu na revista Época Negócios, e fala sobre MATERNIDADE x TRABALHO. Com certeza um grande desafio para toda mãe, a conciliação da vida profissional, com a vida familiar. Para ilustrar, eu lembrei da personagem Miranda de Sex and The City, que passou de “workholic” (viciada em trabalho) à “working mom” (mãe trabalhadora) no susto. Espero que gostem da matéria, e das dicas.
Estima-se que 59% das mulheres que se tornam mães possuem a vontade de mudar de profissão. Muitas mulheres já na gestação ou no primeiro ano de vida do filho abandonam o emprego estável  e se arriscam a empreender de dentro da sua casa. O que une essas mães é a vontade de ficar mais tempo ao lado da sua família e acompanhar mais de perto o desenvolvimento dos filhos. A idéia da flexibilização dos horários é um grande motivo para essa guinada, pois dona do seu próprio negócio a mamãe poderá estar com o filho quando ele estiver doente, por exemplo, ou poderá sair no meio da tarde para acompanha-lo ao médico.
 
Essa nova realidade de maternar traz influencias da geração das nossas avós em que ficavam em casa cuidado dos filhos e das nossas mães que saiam de casa em busca de independência. Hoje o que se vê é uma mulher multifuncional, buscando o equilíbrio entre o profissional e as atividades familiares.
 
A idéia de se trabalhar em casa, ao lado dos filhos é muito tentadora e atrai diversas mães. Mas é muito importante ter em mente que ser “empresária” e ter seu próprio negócio não é fácil, a mamãe empreendedora não trabalhará menos, a idéia é o contrário, pois essa mamãe irá desempenhar várias funções dentro dessa nova realidade, ela será o marketing, a mídia social, o RH, o desenvolvimento de produtos, a área de venda, finanças…. é preciso muita disciplina e dedicação.  Na verdade o diferencial é a qualidade de tempo que terá que seu filho, você poderá participar de todas as refeições, poderá pega-lo na escola e até mesmo fazer aula de natação com ele, no entanto terá que trabalhar em outro horário e provavelmente trabalhará de madrugada, enquanto seus filhos dormem (faço muito isso gente).
 
Com planejamento, disciplina, força de vontade e dedicação é possível sim, ter uma atividade profissional em que possa ser executada de dentro de casa e até mesmo ter um bom rendimento desse negócio, aqui vai algumas dicas para as mamães que querem trabalhar em casa:
 
1.   Identificação e planejamento: 
Procure um negócio no qual você se identifica que tenha prazer em trabalhar, pois no início precisará de muita dedicação e empenho. Busque produtos ou serviços que você gostaria de ter ou que com certeza compraria para seus filhos. Faça um planejamento. Monte um planilha daquilo que fará por dia para o seu negócio evoluir;
2.     Tenha uma rotina com horários pré-fixados
Até parece pegadinha né gente! Kkkkkk, afinal de contas queremos não ter horário fixo! Mas não é! Você não precisa ter horários rígidos, mas precisa ter uma rotina para que seu trabalho renda. Se organize e otimize seu tempo para que vc trabalhe pelo menos 3 horas seguidas sem ser interrompida. Aproveite para trabalhar enquanto seu filho dorme! Isso é importante para que não vá para a cama com a sensação de que não fez nada do que deveria
3.     Não misture filho com o trabalho
 
Em que pese o negócio ser seu e vc trabalhar em casa, não é nada agradável você chegar numa loja ou mesmo pelo telefone escutar gritos de criança, isso passa a sensação de amadorismo para o negócio e a pessoa sabe que você não esta concentrada. 
 
4.     Não tenha a ilusão de que trabalhará menos e ganhará mais
 
Isso não vai acontecer, pelo menos o primeiro momento não. É importante ter pé no chão e foco, empreender não é fácil e requer muita dedicação.
 
Cuidado: Trabalhe apenas duas vezes na semana durante a noite, pelo próprio bem da sua saúde mental.
 
5.     Cuide do seu casamento
 
É comum que com tantos afazeres, deixarmos de lado o marido. Cuidado, pois o objetivo é a união familiar e se você esquecer do marido, não alcançará seu objetivo que é a qualidade de vida ao lado da família. Converse com o marido, mantenha-o interagido aos seus planos e reserve um tempo apenas para ele.”
 
 
Nossaaaa! Esse post serviu para mim, Hahaha! Porque eu virei blogueira depois de ser mãe, sem pensar tanto que a decisão tinha relação direta com a tarefa mais importante da minha vida. Hoje, percebo que os 5 conselhos acima, são extremamente válidos. Que realmente existem prós e contras na tarefa de ser uma mãe empreendedora, e que no meu caso, os prós tem sido maiores que os contras, mas isso não significa que seja mais fácil.
Espero que ajude as mamães leitoras do blog, e por favor, comentem as experiências de vocês, afinal, “uma mãe ajuda a outra”!
Para ler todos os posts da LIGA DAS MÃES, acesse (aqui). 
Bjo bjo bjo!