Na hora de passar produtos de cuidados com a pele, você pensa na ordem certa de aplicar? Bate aquela dúvida se o protetor solar precisa vir primeiro, se o hidratante não atrapalha a ação do protetor solar, se a pele não vai ficar pesada com tanto produto… São muitas as dúvidas, e de fato existe toda uma ciência sobre proteção química, proteção física, e blá blá blá para complicar. Então pergunta para a Dra. Dermatologista, anota no bloco de notas do celular para não confundir e corre para contar para as amigas. No meu caso, para vocês, minhas leitoras queridas, que impulsionam as minhas pesquisas. Então vamos ao basicão dos cuidados com a pele, para vocês colocarem na rotina, e não esquecerem mais! ANOTEM: 

A ordem correta de cuidados com a pele é: LIMPEZA + HIDRATAÇÃO FACIAL + HIDRATAÇÃO ÁREA DOS OLHOS + PROTETOR SOLAR (+ PRIMER + MAQUIAGEM)

Notem que primer e maquiagem estão entre parenteses, porque não são obrigatórios, se você é assim, tipo Gisele (Bundchen), e é linda sem make, sem produções especiais… Parabéns! Você pode parar no protetor solar. Mas se você é assim, normalzinha, que nem eu, depois do protetor, ainda temos 2 passos na rotina de beleza. 
PASSO 1: LIMPEZA
Eu oscilo entre essa espuma de limpeza e esfoliante facial, dependendo de como estou sentindo a minha pele. No geral, eu uso a espuma, todas as manhãs, e a noite (antes de dormir). Uma vez por semana, eu uso o esfoliante. 
(Estou usando a mousse de limpeza da Provanza)
PASSO 2: HIDRATAÇÃO
Mesmo se a sua pele for oleosa, não pule esse passo, porque existem hidratantes específicos para pele oleosa, e a hidratação é essencial para a prevenção de rugas, do envelhecimento da pele, e para a absorção de grande parte dos protetores solares. Depois que passar o hidratante no rosto, e área dos olhos, deixe a pele secar. Portanto é legal ir fazer outra coisa, se vestir por exemplo, e só depois passar o filtro solar. 
(Estou usando um Hidratante facial manipulado, e um área dos olhos da Bel Col, ambos vendidos na Farmácia Nossa Senhora de Fátima)
PASSO 3: FILTRO SOLAR
Se você é do tipo que detesta longas rotinas de pele, use um protetor solar pigmentado, como o Anthelios da La Roche Posay, que dispensa a base, e acelera o passo a passo de uma carinha de saúde para enfrentar o cotidiano. Já se você é do tipo dedicada, use um protetor solar potente, sem cor, e siga para o passo 4 e 5. 
(Estou usando o Anthelios da La Roche, mas as vezes uso o Solectiv da Bel Col que tem um precinho melhor, e eu compro na Farmácia Nossa Senhora de Fátima)
PASSO 4: PRIMER
Existem excelentes primers no mercado, dos preços e tipos mais variados, A função do primer é fechar os poros, uniformizar a pele, e deixá-la pronta para receber a maquiagem. Ele auxilia a fixação da maquiagem, e um melhor resultado, Tem primer de efeito seco, para quem tem pele oleosa, tem primer de efeito hidratante, para quem tem pele seca, e tem primer que se adapta ao tipo de pele de cada área do rosto, para quem tem pele mista. 
(Estou usando o Prime Time da Bare Mineral, mas gosto muito dos primer da Dior (quem não??? Hahaha!) da Maybelline e da Nyx)
PASSO 5: MAQUIAGEM
Na foto eu coloquei só a base que eu mais amo na vida, mas eu sempre uso pó (Cuiabrasa é quente, minha gente! E o pó sela a maquiagem, para não melar com calor), depois do pó, eu passo blush, rímel, e gloss ou batom. 
(Minha base queridinha é a Pro Longwear da MAC, que tem excelente cobertura e aguenta o tranco do calor da minha terrinha). 
Para quem tem zero rotina de cuidados com a pele, parece impossível fazer tudo isso, mas eu garanto para vocês que o difícil é transformar em hábito, porque depois, fazemos rapidão, quase que em piloto automático. Eu levo 10 minutos para fazer a minha rotina básica do dia a dia, vou fazer uns Snaps (me sigam por lá: maysaleaogomes) para mostrar a vocês, e em breve teremos vídeos no canal do youtube, que vai nascer!
Bjo bjo bjo e fiquem com Deus!