Para evoluir na vida, boas doses de café e fé! Mas além disso, o que podemos fazer de forma pontual para crescermos como pessoas? A jornada não é fácil, e as vezes bate um desânimo, uma impressão de que estamos nadando contra a maré, de que morreremos na praia… Nessas horas um café quentinho, e uma oração me confortam, porém, já cheguei à conclusão que não dá para ficar parada, esperando o céu mover montanhas.

Eis que outro dia recebi um vídeo de uma amiga querida (vídeo do Tiago Nunes da escola de idiomas Topway), algo que me tocou o coração, e que me despertou para novas técnicas que auxiliem a tal evolução de vida, que teoricamente tanto almejamos.

As estratégias que resultaram de um estudo sobre o poder do cérebro no desempenho de atletas de alta performance, transportadas para o universo de “pessoas comuns”, e que podem ajudar a todos, no que concerne o desenvolvimento humano, são:

  1. ANOTE NO PAPEL: Escrever seus objetivos, de forma específica, aumenta em quase 40% as suas chances de alcança-los! Mas lembre-se de ser específico, de detalhar: Quero perder “x” kgs em “x” tempo, ganhar “x” dinheiro nos próximos 6 meses, conquistar “tal” emprego dentro de “x” meses, ler “x” livros nos próximos 2 meses, fazer tal faculdade, viajar para “tal” lugar até o fim do ano, e por aí vai. Lembre-se de escrever em um lugar que você tenha a oportunidade de reler todos os dias;
  2. APRENDA A LIDAR COM A FRUSTRAÇÃO: Todo mundo vai se frustar quando começar a tentar atingir um objetivo, e isso é perfeitamente normal. Antes do sucesso, existem muitos fracassos no meio do caminho, e o nosso grande desafio é aprender a lidar com a frustração, seja através de terapia, de autoanálise, de conversas com pessoas que passaram por situações parecidas, ou de meditação… (minha dica: assista o filme Walt antes do Mickey, é excelente para entendermos que no caminho do sucesso, existem sucessivos fracassos, e que o vencedor só chega lá, quando aprende com suas perdas, durante a trajetória);
  3. MEDITE: Todas as pessoas devem aprender a meditar (“mindfullness”), sempre focando, visualizando coisas positivas. Mesmo que você seja muito agitado, existe treinamento para isso, e TODOS, podemos aprender a meditar, nem que sejam 5 minutinhos ou 10 minutinhos por dia. A longo prazo, os benefícios da meditação são imensuráveis!
  4. SOCIALIZE: Estamos na era da socialização, todo mundo aparentemente socializa, mas a verdade é que devemos conseguir migrar da socialização digital para a socialização real. Se relacionar com pessoas que tiveram bons resultados, nos diferentes âmbitos da vida, impulsiona a nossa capacidade criativa, nos incentiva, nos proporciona um intercâmbio de idéias, extremamente importante. Especialmente porque nos ajuda a fugir das pessoas negativas, que sempre estão pontuando as impossibilidades, e nos aproxima de quem efetivamente teve bons resultados na vida, incentivando o nosso crescimento (o velho ditado: “Me diga com quem andas, e te direi quem és” tem sua dose de sabedoria);
  5. SE EXERCITE: É imperativo que pessoas bem sucedidas se exercitam! Portanto separe no mínimo 3 dias da semana para se exercitar, no mínimo 30 minutos a cada dia. Não tem desculpa, que explique uma pessoa não ter 90 minutos em uma semana inteira, para priorizar sua saúde. Com foco, disciplina, e persistência, ao longo dos tempos, os benefícios de atividades físicas regulares, para corpo e mente, são sensacionais;
  6. INSISTA: Quanto mais tempo você permanecer focado, insistir e persistir, melhores resultados você irá alcançar;
  7. INGIRA ALIMENTOS DE QUALIDADE: Não se trata de contar calorias, e sim de consumir alimentos saudáveis a maior parte do tempo! Mesmo que você coma “besteiras”, se você focar em consumir 80% de alimentos saudáveis no cotidiano, os 20% de alimentos ruins que você consumir, não serão capazes de destruir a sua “dieta”.
  8. VISUALIZE: Nas suas meditações, visualize seus objetivos! Se você sonha em perder peso, visualize-se magro, se você vai fazer uma prova, visualize-se acertando as perguntas, se você quer fazer uma viagem, visualize-se no seu destino, se for palestrar, feche os olhos, e visualize-se falando, respondendo as perguntas do público, sendo bem sucedido. Não é algo fácil de fazer, pois nossa mente tende a se dispersar, mas se insistimos em fazer isso, ampliamos a capacidade do nosso cérebro, em nos ajudar a alcançarmos nossos objetivos.
  9. COMPARTILHE CONHECIMENTO:  Quando compartilhamos o que aprendemos, geramos em nosso entorno uma rede de interesse, voltada para o alcance dos nossos objetivos. Ampliamos nosso aprendizado, atraímos pessoas com interesses comuns aos nossos, aprendemos mais ainda, e abrimos possibilidades, que calados, jamais conseguiríamos.
  10. PUBLIQUE: Como blogger, e coach digital, eu preciso dizer o quanto é importante comunicar ao mundo nossos conhecimentos. Compartilhar com as pessoas que nos cercam, é maravilhoso, mas ampliar essa comunicação, ao mundo sem barreiras geográficas da internet, é o mesmo que construir um currículo perpétuo, que multiplica nossas possibilidades, e expões as nossas qualidades, a um universo que nem somos capazes de quantificar. Por isso, mais do que nunca, vale lembrar: “Você é, o que você publica!” Para o bem ou para o mal, nosso comportamento digital, é capaz de influenciar o curso de nossas vidas.

O décimo conselho não está no vídeo, e algumas percepções particulares, eu acrescentei… Coisas de taurina que dá “pitaco” em tudo. Estou tentando colocar em prática tudo o que ouvi neste depoimento, e sim, com certeza, já sinto o impacto positivo desses conselhos. Além de tudo isso, acredito muito no exercício da espiritualidade, sendo mais clara, na FÉ EM DEUS! Porque meditar, visualizar, correr atrás, tem uma relação muito próxima com orar, confiar, acreditar, fazer por merecer, e ser abençoado pelos desígnios de DEUS! Não viro as costas para a ciência, jamais. Acredito muito nesses estudos científicos, e nas descobertas que partem deles, porém ainda tenho uma forcinha propulsora a mais, para os dias difíceis: A benção do DEUS do impossível, que permite a realização de todos os sonhos pelos quais realmente lutamos. Espero ter contagiado vocês a insistirem, a construírem cada degrau da escada da vida, a não desanimarem, e subirem sempre, até alcançarem seu topo particular.

Gostaria de ler outros pensamentos e conselhos? Acesse (aqui). Lembre de deixar o like no coração do lado direito do post, e comenteeeeee, afinal a sua opinião faz toda a diferença!

Bjo bjo bjo e fiquem com DEUS!