Um novo formato de comercialização de roupas virou notícia na França: os clubes de vendas a preços reduzidos. O Club at Cost (clube do custo, em inglês) promete revolucionar a maneira de se consumir produtos de moda, oferecendo cerca de quarenta novidades semanais a preços reduzidos embora o valor agregado dos produtos permaneça intacto.
Para ter acesso a este serviço, é necessário apenas se associar ao clube, inicialmente apenas virtual. Neste momento qualquer consumidor interessado pode se cadastrar, mas num futuro próximo será necessário ser indicado por um associado para entrar para o clube.
Ao se tornar membro, o associado passa a ter o privilégio de poder montar um guarda-roupa com qualidade e estilo a preços reduzidos. Para se chegar a esta fórmula, há uma complexa rede de relacionamento que dá suporte aos negócios.
Com uma explicação simples, é possível entender a proposta de forma clara: uma calça jeans de marca que chega ao mercado por 150 euros (cerca de 410 reais) no mercado francês, custou em média apenas 20 euros (cerca de 55 reais) para ser fabricada, incluídos os impostos.

Para evitar essa tarifação, o Club at Cost propõe que o clube virtual se torne um novo canal de distribuição, diretamente do produtor para o consumidor, via internet. E as peças serão confeccionadas e entregues em 48 horas da efetivação do pedido.

Cada peça da vitrine virtual tem disponível todas as informações que possam interessar a qualquer consumidor, desde tamanhos disponíveis, composição do tecido e dos aviamentos, orientações para conservação da roupa e até mesmo uma planilha de custos.
Para o início de 2010 a empresa tem como meta ter 50 mil consumidores franceses associados, embora o site esteja acessível a todos os países de língua francesa e à comunidade européia até o final deste ano. E em breve a oferta será entendida para moda lar, decoração e calçados.
Para quem tem dúvida se vale a pena apostar nessa idéia, a Club at Cost acaba de abrir um showroom na Rue Pont Neuf, em Paris. Neste espaço é possível conferir as coleções, provar as peças e até comprá-las de forma convencional. A diferença fica no preço, que é distinto para membros e não-membros do clube. Como os não associados pagarão o preço correspondente ao de uma boutique, é possível se inscrever no clube na própria loja, antes das compras e se beneficiar de preços bem melhores.
Um detalhe importante: para se associar ao Club at Cost é necessário desembolsar uma anuidade de 120 euros (cerca 330 reais). Nem tudo ainda é perfeito.
(reportagem de Maria Alice Rocha)