Cuiabá é a capital do estado brasileiro de Mato Grosso. O município está situado à margem esquerda do rio de mesmo nome e forma uma conurbação com o município de Várzea Grande.
Segundo a estimativa realizada em 2009 pelo IBGE, a sua região metropolitana (Cuiabá e Várzea Grande) possui 823.966 habitantes.
Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980.
Hoje, além das funções político-administrativas, é o polo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como “cidade verde”, por causa da grande arborização.
Porém ultimamente, muitas pessoas têm chamado a cidade de Hell City, dentre outros motivos devido ao calor, diga-se insuportável, que acontece em Cuiabá durante todo ano! Concordo que nos meses de Agosto a Outubro, o clima desértico deixa os moradores de Cuiabraza (outro apelido carinhoso) bastante desesperados, mas não podemos esquecer das qualidades desta terra acolhedora e torcer muito para a temporada de chuva começar!
Vamos começar comendo um típico bolo de arroz na dona Eulália, não esquecendo do bolo de queijo cuiabano e da nossa deliciosa “chipa” (um tipo de bolo de queijo)!
Depois uma peixada completa em uma das peixarias da nossa capital, (Adoro o rodízio da Léli’s Peixaria) com direito a tudoooo! E se vc quiser se apaixonar e ficar para sempre por aqui: TEM QUE COMER CABEÇA DE PACU!
Quanto a essa história de Hell City, como diria o bom cuiabano: “Larga di frixcura” (larga de frescura) e liga o AR CONDICIONADO!
Bjo bjo bjo!