Existe uma mística muito grande em torno deste paraíso chamado CHAPADA DOS GUIMARÃES. Não é de se impressionar que isto ocorra, afinal algo de muito especial aconteceu por aqui, pois a paisagem é estonteante e facilmente nos percebemos boquiabertos diante de tamanha beleza natural!

O Parque Nacional de Chapada foi declarado patrimônio ambiental da humanidade em 1989 e possui números que impressionam os turistas, afinal são 3.300 Km² de reserva natural, 59 nascentes de rios, 487 cachoeiras, 157 Kms de paredões rochosos e inúmeros tipos de passeio para todo tipo de turistas, dos mais aventureiros aos mais pacatos.
A cidade tem um clima deliciosamente inconstante, portanto é possível que você tenha um dia ensolarado, acompanhado de chuva no fim da tarde, seguido por uma neblina baixa no início da noite e terminando com um céu estrelado fantástico, acompanhado da temperatura perfeita para degustação de um bom vinho e um  jantar fabuloso!

PASSEIOS À FAZER:
1) CAMINHO DAS ÁGUAS: este passeio é formado por uma sequência de cachoeiras do Rio Sete de Setembro, que nasce dentro do parque nacional formando uma caverna no arenito chamada “CASA DE PEDRA”, seguindo ao longo do vale pelas cachoeiras do “SONRISAL” (tem este nome devido a espuma que produz a sua queda), “HIDROMASSAGEM” (pelo nome percebe-se que é muito relaxante), depois um pouco de adrenalina na “CACHOEIRA DO PULO”, mais abaixo o “DEGRAU”, seguida da “PRAINHA” (uma cahoeira perfeita para os pequeninos, pois oferece um aprazível lugar para banho e brincadeiras), descendo morro abaixo, passando por pocinhos e poções de água (depois de uma caminhada de cerca de 1 hora e 30 min) encontramos a majestosa “CACHOEIRA DOS MALUCOS”, conhecida também como “CACHOEIRA DAS ANDORINHAS” com seus 18m de queda de água, seguida pelo maravilhoso “SALTO DA INDEPENDÊNCIA”, onde os Arco-iris começam a brilhar!
2) VÉU DE NOIVA: Um dos principais cartões postais de Chapada, com seu visual exuberante, possui uma queda de água de 86m de altura, por isso o nome, pois lembra muito os longos véus que as noivas arrastam até o altar.
3) MORRO DE SÃO GERÔNIMO: Trata-se de um passeio para aventureiros, pois é preciso uma caminhada de 5 horas, mas o visual é compensador, afinal a paisagem do alto de seus 836 metros é de tirar o fôlego!
4) CAMINHO DAS PEDRAS: Este sítio arqueológico é visitado através de uma trilha de 8 Km, por todo o caminho são vistas formações rochosas bastante curiosas.
5) CAVERNA AROE JARI E LAGOA AZUL: Um dos passeios mais bonitos de Chapada (1h e 20min) leva a esta gigantesca gruta de arenito (1.550 metros de extensão) chamada de Caverna Aroe Jari (também conhecida como CAVERNA DO FRANCÊS), que ostenta muitas pinturas ruprestes, a 30 min de caminhada existe uma gruta que esconde a belíssima lagoa azul.

PONTOS TURÍSTICOS MAIS POPULARES:

“PORTÃO DO INFERNO”, “SALGADEIRA”, “MIRANTE”, “MIRANTE MORRO DOS VENTOS”, “CACHOEIRA DA MARTINHA”, “IGREJA NOSSA SENHORA DE SANTANA”, “CENTRO DA CIDADE”, “PRAÇA CENTRAL” (PRAÇA DOM WUNIBALDO), FEIRA DE ARTESANATO, RUA QUINCO CALDAS (RUA DE PEDRA) e a RUA CIPRIANO CURVO (RUA DA PRAÇA).

LENDAS E MITOS:

Muitos hippies remanescentes da década de 70 e 80 migraram para o local, não é difícil encontrar pessoas contando histórias a respeito de discos voadores passeando pela região, existem várias lendas a respeito de gnomos e duendes que “habitam” o parque natural, e outras coisas do tipo! Mas você pode conferir 2 fenômenos interessantes: Existe um “duende” de perfil impresso nas pedras em frente ao complexo da SALGADEIRA (pode ser facilmente visualizado, como na foto postada acima). O outro fenômeno é a lenda da subida, você pára o carro na estrada (hoje em dia é perigoso fazer isso, devido ao ao alto tráfego de veículos) na segunda curva depois do PORTÃO DO INFERNO (sentido Cuiabá), desliga o motor do carro e “ele sobe de ré, ao invés de descer”! (segundo os céticos, isto trata-se de uma ilusão de ótica)

ONDE COMER EM CHAPADA DOS GUIMARÃES:

BISTRÔ DA MATA (65) 3301-3483
Possui uma vista deslumbrante, tem um clima de romantismo no ar, a iluminação é praticamente toda a luz de velas, os pratos são individuais e deliciosos! A carta de vinhos é ótima e de sobremesa eles servem um Petit Gateau dos melhores que já comi, e de petit gateau eu entendo!

– MORRO DOS VENTOS (65) 3301-1030
Tem um dos mirantes mais bonitos de Chapada e a especialidade é a peixada típica da região, tem bastante espaço, normalmente funciona para o almoço, tem parquinho para as crianças e eles alugam o espaço para festas, uma amiga minha casou lá e foi lindo!

– XÁ ICA (65) 9201-7550 ou 8445-0995
Especializado em comida árabe, tem um cardápio bem completo e agrada aos paladares mais apurados!

– RESTAURANTE PENHASCO (65)3301-3020
Adoooro! Gosto de chamá-lo de Self service de luxo, pois os pratos ficam enfileirados em um buffet gigante e você se serve a vontade e quantas vezes quiser por um preço fixo que inclui sobremesa e café expresso. O sabor dos pratos é excelente, com isso não perde nada para os restaurantes “a la carte”. Tem entradinhas como caldinho de feijão e bolinho de bacalhau, o menu oferece desde a peixada cuiabana até a picanha na brasa e o buffet de sobremesas tem mais de 20 variedades de doce. Experimente o mousse de maracujá, é perfeito!

– NELSINHO DA PÊRA (65) 9634-9494
O Nelsinho serve a melhor PIRAPUTANGA (delicioso peixe, popular na região, apelidado de PÊRA pelos “habitués”), acompanhada de pirão, arroz, farofa de banana e salada, agrada aos paladares mais exigentes! E tem mais, ele tira todo o espinho do peixe e você pode comer com os olhos fechados! Dica: Ligue antes marcando o horário da refeição, pois o peixe demora cerca de 1 hora para ficar pronto.

– ESTILO BACALHAU  (65) 9243-3805
Trata-se de um restaurante muito interessante, pois você faz a refeição na varanda da casa da proprietária, e o Bacalhau ao forno é dos deuses! Existem outros tipos de pratos, todos a base de bacalhau. Eu nem preciso dizer que o bolinho é delicioso, vale a pena viver esta experiência!

– SAMAMBAIA
O Samambaia é uma graça, logo de cara você vai perceber que o nome não é em vão, afinal o local ostenta um grande número de vasos com samambaias. O restaurante é bem modesto, o preço é muito acessível e a comida parece da casa da vó! O tempero caseiro é o ponto mais forte e você pode se deliciar com pratos como “Galinha com arroz”, “Bife acebolado, arroz, feijão e batata-frita”, Maria izabel (carne seca com arroz) e outros do tipo.

– POMODORI (65) 3301-3061
A melhor empada do Brasil! O Pomodore é um “Cantinho Italiano” no coração da cidade de Chapada. Realmente as empadas são fabulosas e os sabores inusitados: Carne seca com banana, carne com jiló, frango com pequi, palmito, pizza, camarão, bacalhau, etc. Os caldos são bem saborosos e as lasanhas parecem vindas direto da itália! Possui uma ótima carta de vinho, várias marcas de cerveja e música ao vivo aos finais de semana e feriados (normalmente Blues ou Chorinho)

ONDE DORMIR: (POUSADAS, HOTÉIS E CAMPINGS)

– POUSADA PENHASCO: excelente infra-estrutura, visual fantástico, restaurante com comida típica da região e um cardápio variado, piscina, parque infantil, sala de convenções. (AR, TV, FRIGOBAR) (www.penhasco.com.br fone: (65) 3301-1555)

– POUSADA SOLAR DO INGLÊS: localizada a 200m da Praça Central, possui instalações interessantes e faz mimos como servir um delicioso chá das 5, possui sauna, piscina, bar. (AR, TV, FRIGOBAR)
(www.solardoingles.com.br fone: (65) 3301-1389)

– POUSADA DO PARQUE: Trata-se de uma casa de fazenda, com uma linda vista da varanda, fogão de lenha, piscina, muitos atrativos naturais. (www.pousadadoparque.com.br fone: (65) 3682-2800)

– POUSADA RIOS: Um local para quem gosta do espírito “mochileiro”, com acomodações mais modestas e preços bem acessíveis! (fone: (65) 3301-1126)

– HOTEL SÃO BENEDITO: Em frente a praça, infra-estrutura modesta e apartamentos com banheiro a partir de *R$20,00 (* preço sujeito a alterações) (fone: (65) 3301-2652)

– CAMPING OÁSIS: Localizado a 50m da praça central, arborizado, com banheiro, bico de luz, fogão a lenha e estacionamento. (fone: (65) 3301-2444)

TELEFONES ÚTEIS / EMERGÊNCIA:
– Delegacia de Polícia: (65) 3301-2841
– Polícia Militar: (65) 3301-1190 ou 190
– Ibama: (65) 3301-1133
– Prefeitura: (65) 3301-1570
– Secretaria de Turismo: (65) 3301-2045
– Rodoviária: (65) 3301-1280
– Pronto Socorro Hospital Santo Antônio: (65) 3301-1116