Welcome to the BIG APPLE! Com certeza pesquisar é necessário quando se trata de lugares como Nova York, porque você corre o risco de chegar lá, ficar boquiaberta em TIMES SQUARE olhando aquelas luzes todas e aqueles TELÕES GIGANTES lotados de informações… e tontinha, não saber para onde ir… 

Portanto, entenda: A cidade é formada por  5 distritos: Manhattan, Queens, Brooklyn, Bronx e Staten Island (pronuncia “steten” e não “steiten”, como dá vontade). As principais atrações da cidade estão na Ilha de Manhattan então, é interessante que você se hospede lá mesmo.
O sistema de metrô é fantástico e com ele você economiza e ganha tempo porque o trânsito de Nova York muitas vezes é caótico e as tarifas de táxi bem “salgadinhas”! O metrô não pára, porém o serviço regular funciona das seis da manhã à meia-noite. O movimento é menor entre 9:30 e 16:30.
Observando o mapa de Manhattan você vai ver que, de maneira geral, ao sul da ilha as ruas tem nomes. Depois começa uma numeração crescente ao norte. Isso é importante porque você sempre saberá se tomou a direção correta. Muitas linhas têm plataformas diferentes para Downtown (sentido Sul) e Uptown (Sentido Norte), portanto supondo que você esteja na Rua 14 e queira ir para a Rua 42, terá que procurar um trem Uptown. Para as avenidas, que cruzam o mapa verticalmente, vale da direita para a esquerda. A avenida mais ao leste é a Primeira, aumentando em sentido oeste, sendo as principais exceções: Lexington, Park e Madison Avenues e a Broadway, que cruza na diagonal.
Clique na foto para aumentar
Nova York possui as quatro estações do ano muito bem definidas, portanto a PRIMAVERA é florida, com dias quentes e noites fresquinhas, o VERÃO é ensolarado, muuito quente (tipo sol torrando a cabeça…), o Outono revela uma paisagem inesquecível, as folhas mudam de cor, caem sobre as calçadas e o clima é de fresco para frio,  o INVERNO é congelante! Mas tem seu charme todo especial, a neve revela uma paisagem chic, e muitos hábitos invernais como patinar no Rockfeller Center e ver as luzes de Natal só são possíveis neste período!

Portanto você deve escolher o período que tenha mais a ver com o seu perfil, pois se você odeia o frio vai congelar diante das luzes de natal e nem vai querer desvendar os mistérios desta cidade fantástica!

PONTOS TURÍSTICOS INDISPENSÁVEIS: Se você nunca foi a cidade não tente fugir deles, afinal não foi a toa que se tornaram tão conhecidos! Vou falar dos mais manjados mesmo, aqueles que um iniciante jamais deve perder, ok!

OPEN BUS CITY TOUR:

Com certeza a melhor maneira de se conhecer uma cidade, você pode optar por fazer o passeio completo sem descer (eu aconselho) e na segunda volta ir descendo nos pontos que mais lhe interessam ou você já pode ir descendo, visitando e subindo de volta no ônibus sempre que algo lhe interessar!

Dica: Você pode comprar o seu tour acessando o link: http://www.partner.viator.com/en/7867/tours/New-York-City/New-York-City-Hop-on-Hop-off-Tour/d687-2625AL ou você pode comprar o passeio nos principais pontos turísticos da cidade.

CENTRAL PARK e CENTRAL PARK ZOO:



CENTRAL PARK NEW YORK CITY

   Ir a Nova York e não visitar o CENTRAL PARK é o mesmo que nunca ter ido a cidade! O parque é lindo e enorme, foi cenário de muitos filmes, divide a cidade em East e West, tendo de um lado a Quinta Avenida e do outro a Central Park West, ele se extende da Rua 59th até a 110.

Na altura da 72th street existe uma área em homenagem a John Lennon que morava ali pertinho no Edifício Dakota (fácil de identificar porque tem 2 índios no topo), onde foi assassinado na calçada por un “fã”.

O parque tem atrações musicais e artísticas em geral, shows, passeios de bicicleta, e até de charretes… No inverno você pode se divertir fazendo bonecos de neve e no verão pode descansar na grama, observar as pessoas, a paisagem e até fazer uma boquinha!



Desenho Madagascar e o famoso urso polar do zoo

  Você pode aproveitar para conhecer o Zoológico que ficou famoso por ser o cenário do desenho MADAGASCAR e por permitir que as pessoas vejam os animais bem de pertinho como o gigante Urso polar que vemos na foto! Vale a visita!!!

Ele fica no 830, Fifh Avenue (Quinta avenida) com 64th street.

ROCKEFELLER CENTER:


Click na foto para aumentá-la

 
Um complexo de vários edifícios que se estende da 48th à 53rd street, entre a Quinta e a Sexta avenida (Avenida das Américas). Famoso pelo seu rink de patinação no inverno, tradicional árvore de natal e pelas estátuas de Prometheus e Atlas.
O Rockefefeller abriga a rede de televisão NBC, que durante as manhãs abriga o famoso programa TODAY SHOW e muitas vezes você vai deparar com a equipe fazendo matérias ali pela região. Para os fanáticos por TV é possível fazer uma excursão pelos estúdios de TV e até participar do programa!

Existem muitas lojas interessantes no entorno, bem como cafés, lanchonetes e restaurantes.

TOP OF THE ROCK OBSERVATION DECK:



Deck envidraçado do 70 andar

O Edifício número 30 do Rockefeller Center passou 20 anos fechado e foi reinaugurado em 2005. Possui uma das vistas 360 graus mais fabulosas de Manhattan e nele você pode ver o Empire State, Chrysler Building, Brookling Bridge, Central Park, o complexo do Rockfeler Center… Imperdível!!!

Faça a visita logo no primeiro dia, vai te render ótimas fotos e você vai localizar os principais pontos turísticos da cidade. É melhor fazer a visita de dia, pois fica mais fácil para identificar os lugares, se você for no fim da tarde, ganha de presente um magnífico POR DO SOL e o acender das luzes da cidade!
Funciona das 08:30 à meia noite e fica entre a Quinta e Sexta Avenidas, com entrada pela West 50th street, onde fica o Globo e a Cachoeira de 600 cristais Swarovski! O ingresso varia entre U$12,00 e U$20,00.
TIMES SQUARE:
Times Square é o nome da área formada pelo cruzamento da Broadway com a Sétima Avenida, entre as Ruas 42 e 47. É uma área famosa por seus painéis luminosos e pela tradicional contagem regressiva na festa de Ano Novo. É repleta de teatros, restaurantes e lojas.
Estando ali, passe pelo “Visitor Center” para obter informações, comprar ingressos, usar Internet grátis, sacar dinheiro, comprar selos e lembrancinhas e ir ao banheiro. No balcão central você encontra um Mapa da cidade em tamanho A3, frente e verso que é precioso para vc se localizar!
BROADWAY:
Simplesmente facinante a experiência de assistir a um espetáculo na Broadway, porém nunca deixe para comprar o ingresso na hora, pois as filas são intermináveis, os preços altos e a chance de esgotar na sua vez é gigante (Lei de Murphy…)
Indico: THE PHANTOM OF THE OPERA  (O FANTÁSMA DA OPERA), CHICAGO, COME FLY AWAY (TRIBUTO A FRANK SINATRA), THE LION KING (O REI LEÃO), MARY POPPINS, MAMMA MIA (ANOS 80)…
ESTÁTUA DA LIBERDADE:
Sem passar pelo maior símbolo da cidade, nem que seja de barco, você não vai poder considerar completa a sua visita a Nova York!
Pegue e balsa em South Ferry ou em Battery Park e se delicie com o passeio até a Liberty Island que é lindo! Para visitar a estátua internamente deve-se fazer reserva do passeio com antecedência.
A travessia dura 15 minutos e custa em média U$ 10,00, aberta diariamente. Você pode comprar o ingresso no local (informações 1-269-5755).
EMPIRE STATE BUILDING:
Por muitos anos este foi considerado o edifício mais alto do mundo com seus 102 andares. Nem é preciso dizer que a vista é paradisíaca e que como a maioria dos pontos turísticos de Nova York foi cenário de muitos filmes!
O observatório fica 86 andar e é possível enxergar quase 130Km de distância no entorno. As luzes do topo mudam de cor de acordo com as ocasiões especiais.
É um dos lugares mais românticos de Nova York! Muitos casamentos são realizados lá no 80º andar.

Ele fica na Quinta avenida com a 34th street, fica aberto das 08:00 até as 02:00 da manhã, sendo que o último elevado sobe a 01:00. Os ingressos variam de U$ 9,00 à U$ 18,00 e por U$15,00 dólares a mais é possível visitar o observatório do 102 andar!
GRAND CENTRAL TERMINAL:

A GRAND CENTRAL STATION vale uma visita (fora da hora do rush). Sua imensa estrutura tem o teto pintado super bonito com as constelações, e data de 1913.
Há uma variedade de lojas, tipo Banana Republic, Godiva, Children´s General Store ( uma loja de brinquedos educativos muito legal!!), cafés e restaurantes como se você estivesse num shopping.
A estação é tão linda que  Karl Lagerfeld fez um dos desfiles da Chanel por lá. Para os fãs de ostras, não deixe de almoçar no famoso Oyster Bar, o melhor da cidade! Com certeza você se lembrará de muitos filmes que foram  feitos lá…
Para os loucos por basquete vale a pena ir ao restaurante do Michael Jordan´s Steak House,(eleito entre os 10 melhores steakhouses de NY.) e aproveitar para comprar souvenirs com seu famoso número “23”.Há também um grande mercado de flores, frutas, frutos do mar, pães deliciosos (Zaro´s desde 1925) etc.
Fica na 42nd Street entre a Park e Lexington Ave.(Tel. 1-340-2583 ). Sendo próxima ao Chrysler Building, ao News Building e ao Home Savings America.

NEW YORK PUBLIC LIBRARY (BIBLIOTECA MUNICIPAL):

Ela já apareceu em muitos filmes, é enorme e imponente com coleções importantes, foi fundada em 1895.  Recebe cerca de 15 milhões de visitantes por ano e é gratuita.  As escadarias de mármore nos levam à várias salas de Artes e Humanidades, jornais, manuscritos, Cultura Negra, Ciências Sociais, etc.
Os horários 3ª e 4ªs das 11 às 18 hs, 5ª e 6ªs das 10 às 18hs, e sábados das 11 às 18hs. Fechada aos domingos e 2ªs feiras . Não perca a loja, cheia de coisas interessantes, especialmente sobre New York ( Fifth Avenue e  42nd St.)

BRYANT PARK:

Ele fica atrás da PUBLIC LIBRARY, é um excelente ponto para descansar, fazer uma refeição e observar as pessoas. Se tiver tempo sente-se no  terraço do Bryant Park Café!
(6ª Ave. entre a 40 e 42ndSt, atrás da NY Public Library).

BROKLYN BRIDGE:

É a ponte mais famosa da cidade, vale a pena cruzá-la a pé e apreciar Manhattan vista do Brooklyn, é possível tirar lindas fotos, inclusive aquela clássica do perfil da cidade, dá para ver a estátua da liberdade e no cair da tarde tem um efeito lindo!
Onde fica: Park Row, lado oposto à prefeitura, metro 4, 5 ou 6. Região: Downtown Manhattan.

SOHO – SOUTH OF HOUSTON:
SoHo, forma abreviada de South of Houston, é a área situada ao sul da West Houston St. (que é também o limite do Village). Depois de anos abandonado como distrito industrial, ganhou vida, e muito charme !!
Casa dos artistas e engajados, é um bairro muito fashion,  há também  ótimos  restaurantes (Balthazar, Nobu, etc) Aproveite e vá ao Dean & Deluca (aquele do seriado Felicity)  para um almoço rápido  delicioso!
Se você aprecia coisas para casa e jardim irá enlouquecer com as lojas charmosas de móveis e objetos, como Portico,  Bed e Bath, Pottery Barn, etc. Não deixe de conhecer a loja da APLE e todas as suas novidades tecnológicas!

VILLAGE (WEST VILLAGE E EAST VILLAGE):

O Village é dividido em East Village e West Villlage. O lado East é punk, boêmio e decadente e o West é mais residencial., hoje em dia, fashionista! (Quando os americanos se referem ao Village é o lado West, que vai da Houston até a 14th St, a oeste da 3rd Ave.) Cheio de antiquários e casas de jazz!
E reduto de Marc Jacobs que concentra várias lojas na região (MARC BY MARC, BOOK MARC, LITTLE MARC…). Conheça as lojas da Bleecker street e depois coma os famosos cup cakes da MAGNÓLIA BAKERY (aquela do sex and the city), se quiser se aprofundar nestas dicas leia o post: FASHIONISTA COM ORÇAMENTO LIMITADO DESVENDANDO MAR JACOBS!
Muitos artistas escolheram o charmoso Village para morar: Richard Gere (166,Bank St.), Tom Cruise (25, 5th Ave.), Kathleen Turner (25 E 9th St.), Mikhail Baryshnikov (27, Washington Square North)…
TANTAS OUTRAS COISAS EM NEW YORK CITY:

Fashionistas seria impossível escrever TUDOOO sobre Nova york em um post, mas eu prometo uma sequência de POSTS complementares para vcs virarem PHDs em NYC, ok!!! Portanto fiquem ligadas(os) que no “TAG” DICAS DE NOVA YORK muitas novidades vão surgir!!!
bjo bjo bjo!!!