Sempre me perguntam o peso que a faculdade de moda teve na minha formação e a minha resposta é que a faculdade foi um norteador do meu destino fashion, mas conhecimento mesmo, eu adquiri lendo e vivendo moda! A leitura é essecial para diferenciar o profissional com conteúdo daquele que sabe tudo superficialmente, ou melhor, daquele que acha que sabe tudo!
Se você não gosta de ler, repense o seu destino, afinal a moda é regida pelos caminhos da vida e o profissional de moda tem que entender de tudo um pouco e do mundo fashion um muito… portanto corra para a livraria mais próxima e comece já a montar a sua coleção!
Meu primeiro livro do assunto foi: AS ENGRENAGENS DA MODA ( Daniela Dwyer e Martha Kasznar Feghali), adoro este livro, pois ele fala das profissões que um fashionista pode ter, é impressionante como as pessoas desconhecem o mercado de moda.
Vou postar os outros livros na ordem em que acho interessante serem lidos, afinal alguns são pré-requisitos para outros e é preciso se familiarizar com a linguagem de moda antes de aprofundar a leitura.




MODA DO SÉCULO versa sobre a história dos principais estilistas do século XX, é muito interessante para quem deseja entender a evolução da moda e a influência de cada estilista na história. As fotos são lindas e a linguagem é simples, resumida e de fácil entendimento. Foi um dos livros que me preparou para enfrentar a faculdade de moda com um conhecimento mínimo a respeito do mundo fashion.

A ROUPA E A MODA: Este livro apresenta as principais etapas da evolução – principalmente em termos do desenho e dos materiais – do vestuário no mundo ocidental, desde a invenção da agulha na pré-história, há cerca de 40 mil anos, até a atual revolução do ‘prêt-à-porter’ e do jeans. Escrito por um dos maiores especialistas ingleses na história das roupas, trazendo 322 ilustrações.
ENCICLOPÉDIA DA MODA: Feito sob medida para profissionais, estudantes, apaixonados e curiosos, este é um guia indispensável para todos os que querem entender melhor o mundo da moda. De A a Z, mais de 1300 verbetes detalham a vida e o trabalho dos maiores estilistas e profissionais da moda de todos os tempos. Reedição atualizada e ampliada, acrescida de mais de 100 verbetes sobre a moda brasileira.

A EVOLUÇÃO DA INDUMENTÁRIA: Neste livro, a artista plástica, figurinista e professora Marie Louise Nery apresenta os principais traços da evolução dos costumes, desde a pré-história até o fim do século XX, com informações sobre as roupas da época e sua relação com o contexto em que eram produzidas.
FASHION DESIGN combina o desenvolvimento passo a passo de uma coleção de moda com informações sobre o funcionamento do comércio global. Esta edição ampliada chega ao Brasil, num volume de 204 páginas, com 304 imagens entre fotos, ilustrações e croquis.
O IMPÉRIO DO EFÊMERO: Como se explica que a moda seja um fenômeno essencialmente ocidental e moderno? Quais os grandes momentos históricos, as grandes estruturas que determinaram a organização social das aparências? Elaborando uma verdadeira arqueologia do frívolo e do efêmero, uma reflexão que ultrapassa a lógica do diferenciamento social.
O LUXO ETERNO: Neste livro, o filósofo Gilles Lipovetsky, que provocou frenesi nos anos 1980 ao colocar o fenômeno da moda no centro das discussões acadêmicas, volta seu poder de análise para um novo objeto de estudo – o universo do supérfluo. O ponto de partida é a constatação de que o consumo de bens luxuosos nunca foi tão grande. Para melhor entender o fenômeno, o autor faz uma ampla ‘arqueologia’ desses bens, desde os tempos sagrados das tribos indígenas, passando pela Antigüidade e pela Renascença, até o dos grandes conglomerados das marcas atuais.

ALÔ CHICS! Todos os livros da Gloria Kalil valem a pena: Chic, Chic Homem, Chi[érrimo], mas se eu fosse escolher um só, ficaria com Alô Chics! Este livro tem uma linguagem fácil e atual e desvenda os mistérios da etiqueta atual! Deveria ser adotado como livro didático nas escolas, porque hoje a falta de cortesia tornou-se um hábito bem comum na sociedade.

MAQUIAGEM DUDA MOLINOS: Um manual para os interessados na técnica da maquiagem, apresentando aos leitores os truques e os conhecimentos que o autor, ‘make-up artist’ acumulou ao longo de muitos anos maquiando e preparando celebridades nacionais e internacionais.
AS 100+: O GUIA DE ESTILO QUE TODA MULHER FASHION DEVE TER: Este livro, da jornalista Nina Garcia, editora-chefe da Marie Claire norte americana e jurada do reality show Project Runway, fala dos itens que toda mulher, fashionista, antenada e atual deve ter. Tem uma linguagem moderna e sempre faz um paralelo com a história da moda e a evolução dos itens até os dias de hoje.
46 LIVROS DE MODA: A Memória Visual convidou 46 profissionais do mundo da moda para que escrevessem um depoimento sobre o livro de moda que traçou a sua carreira, mudou seu rumo, ‘abalou seus alicerces’. Livros de moda que foram esquecidos pelo tempo. Livros novos recém-publicados, livros em outras línguas. ’46 Livros de Moda que você não pode deixar de ler’ nasceu para ser uma obra de referência para todos aqueles interessados em moda. Quer ser um ponto de partida para os estudantes, uma dica dos professores, um guia para os profissionais e colecionadores de livros sobre o tema.
Bonitas, comecem a leitura, divirtam-se e tiverem alguma dúvida, estou aqui! Sempre!!!
ONDE ENCONTRAR: Acho delicioso visitar livrarias, conferir as novidades, tomar um café, folhear os livros, ler um pouquinho para me certificar que gosto da linguagem do autor.
No Rio de Janeiro: LIVRARIA DA TRAVESSA, gosto muito da loja de Ipanema que fica na Rua Visconde de Pirajá, 572.
Em São Paulo: LIVRARIA DA VILA, tem um ambiente delicioso, um acervo impressionante de livros (fotografia, gastronomia, viagens, moda, arte, etc.), ela fica no Shopping Cidade Jardim que é um dos meus favoritos na Capital Paulista.
Em Brasília: Adoro a SARAIVA e a FNAC do Park Shopping, as duas tem um bom acervo e sempre têm promoções incríveis.
Em Cuiabá: ADEPTUS nos Shoppings Goiabeiras e 3 Américas e LIVRARIA JANINA no Pantanal Shopping.
bjo bjo bjo!