Existem pessoas que simplesmente merecem o nosso respeito e atenção. Assim como em outras áreas, na moda existem alguns nomes eternizados pela beleza de seu trabalho e da sua história de vida. Essas biografias merecem a nossa leitura e ganham lugar de destaque na prateleira de livros das fashionistas inteligentes!
CONFIDENCIAL – SEGREDOS DE MODA, ESTILO E DE BEM VIVER: Eu ganhei este livro do meu pai no ano de 2009, pois eu estava grávida e tive umas intercorrências que me deixaram de repouso. Meu pai sabe bem o quanto sou inquieta e recorreu a esta grande personalidade do mundo fashion brasileiro para me deixar quietinha em casa. Deu certo! O livro que é um misto de auto-biografia e guia de estilo prendeu minha atenção do começo ao fim. A experiência de vida de Constanza em diversos setores do mundo da moda (produtora, colunista, empresária, consultora) faz dela uma figura única e reverenciada por todos do cenário fashion brasileiro.

A ERA CHANEL:

Um dos maiores ícones da moda no século XX, Chanel (1883-1971) sempre se distinguiu por uma postura modernista e radicalmente inovadora. Em tempos de mulheres submissas, ela era a própria personificação da modernidade, relacionando-se intimamente com a vanguarda intelectual e artística de sua época. O sucesso de Chanel foi imenso – seu reinado sobre o mundo da alta-costura durou cerca de meio século. Entender o poder da imagem foi seu maior mérito. Com um estilo incomparável, era apaixonada pelo discreto charme do guarda-roupa masculino e inovou ao usar tecidos utilitários para fazer roupas chiques, jovens e casuais. Como mulher de negócios, provou ser igual ou superior aos homens. Porém, se a moda esteve no centro de toda sua vida, no amor era uma mulher vulnerável. Mais que um belo relato sobre uma vida e uma obra extraordinárias, este é um livro fascinante, que registra em cerca de quatrocentas fotografias, retratos e desenhos, a trajetória da maior personagem da moda de todos os tempos.

 SAINT LAURENT – MAUVAIS GARÇON: A jornalista Marie-Dominique Lelièvre se atenta às fragilidades das celebridades para tecer suas histórias e mostra que, mesmo no olimpo da moda, o top estilista era a encarnação de um workaholic que vivia entre whisky e cocaína e devorava anfetaminas em seu estúdio de alta-costura. O livro disponível no Amazon.com mostra um Yves Saint Laurent angustiado, depressivo, tirânico com seus funcionários e obcecado pela perfeição. Lados sombrios e inéditos sobre uma das personalidades que assinam a história da moda. “Se Chanel liberou as mulheres, Saint Laurent deu-lhes o poder com roupas de homens”, afirmou Pierre Bergé, companheiro de longa data de YSL que manteve-se em silêncio e não aparece como voz do texto, apesar de presente em todo o enredo.

DENER – O LUXO: Publicado originalmente em 1972, este livro retoma a figura histórica de Dener Pamplona Abreu (1936-1978), o maior nome da alta-costura brasileira e um dos primeiros a pensar criativamente a moda nacional e se interessar pelo seu futuro como arte e como indústria. A nova edição, em capa dura com hotstamping dourado, inclui fotos de Otto Stupakoff e German Lorca.

O auge da carreira de Dener coincidiu com o momento em que a alta-costura era levada ao cadafalso pelos novos ajustes do capitalismo e da sociedade da década de 60, a emergência do prêt-à-porter e do consumo maciço. Dener, que foi estilista da primeira-dama Maria Tereza Goulart, assistiu ao desaparecimento de um Brasil inteiro com o golpe militar de 1964. Primeira celebridade pública brasileira oriunda do reino da moda, sua caricatura de dândi decaído e divertido impregnou o imaginário do pais com sua vida excêntrica e estilo esnobe, maledicente e cínico, sempre pronto a disparar na TV o seu bordão: “Um luuuu-xo!”.

Este livro é do tempo em que a rua Augusta, em São Paulo, era repleta de butiques, as garotas dos desfiles eram chamadas de manequins e as consumidoras milionárias eram citadas como grã-finas. Um livro delicioso, de uma época de espelhos e intrigas.

BABADO FORTE: Fala da vivência da jornalista de moda Erika Palomino na década de 90, ele nos ajuda a entender as mudanças no cenário da moda brasileira desde então. Este livro fala de moda, música, mundo fashion, glamour, drogas, baladas, pessoas… o Babado é forte mesmo!
 
 
Fashionistassss, bjo bjo bjo!