FASHIONISTAS, hoje vamos resumir os 10 PASSOS ESSENCIAIS do MAKE UP MANUAL (manual de maquiagem) escrito pela super MAQUIADORA BOBBI BROWN. Como ela mesmo diz: PASSOS SIMPLES + PRODUTOS ADEQUADOS + INFORMAÇÃO CORRETA = LOOK DESLUMBRANTE! Então vamos parar com essa história de “eu não sei… bla bla bla…” e vamos colocar a mão na massa, afinal só aprende quem faz, certo!?! Fala BOBBI, que nós escutamos!!!
PASSO 1: HIDRATAÇÃO: Meio óbvio, mas confessem, a maioria de nós não cumpre a simples etapa de tirar a maquiagem, lavar o rosto e hidratar… Depois reclamamos que a poluição, a insônia e “bla bla bla” acabam com o viço da nossa pele!
PASSO 2: UNIFORMIZAR A PELE: Use corretamente o corretivo e a base, para esconder olheiras, espinhas, vermelhidão, manchas, etc. O ideal é dar um aspecto UNIFORME À PELE sem parecer mascarada.

PASSO 3: FIXAR A MAQUIAGEM: Este trabalho fica por conta do que pode ser COMPACTO ou SOLTO. O pó não deve ser usado para tampar imperfeições e sim para fixar a base e o corretivo, principalmente em lugares quentes como o BRASIL. Se a sua pele for seca, evite usar por todo o rosto, usando apenas na testa e no entorno do nariz.
PASSO 4: BLUSH, noooossa como eu amo este passo, sinceramente acho impossível passar aquele ar “fresh” (de saúde) sem o auxílio do blush. Não é a toa que meu apelido de faculdade era “POM POM” porque meus (MALDOSOS) colegas diziam que era o barulho do pincel do blush na minha bochecha… hahaha!
DICA: Sempre bata o pincel antes de passar na bochecha,  para evitar borrões. É melhor passar várias leves camadas, que ter que tirar um borrão e estragar toda a preparação da pele! Use o pincel específico para blush que é diferente do redondão do pó e desenha melhor o traço.
O Blush pode ser em tons frios para o inverno, quando estamos com a pele mais branquinha e tons quentes ensolarados para o verão! No verão é legal fazer o efeito chamado “SUN KISSED” (leia-se beijada pelo sol) quando passamos o blush (de leveeee, por favor!) nos locais onde o SOL QUEIMA: testa, bochecha, nariz… Se bem feito, dá um resultado lindooo!
PASSO 5: BATOM: Bobbi gosta que o batom seja feito antes do olho, pois colocar o batom ajuda a não exagerar no olho e ficar com um MAKE CARREGADO DEMAIS!
BATONS ESCUROS diminuem a boca e BATOM CLAROS METALIZADOS aumentam! Teste na boca os batons que mais combinam com o seu tom de pele e tipo de boca, não têm como saber sem experimentar, ok!
PASSO 6: GLOSS E LÁPIS LABIAL: Para um efeito mais duradouro e bem feito, Bobbi aconselha a passarmos o lápis labial e só depois preenchermos com gloss, mas nada de desenho marcado porque esta moda já passou, ok! O lápis tem que ser da mesma cor ou bem parecido com a cor do gloss. O ideal é passar o gloss com um pincel de boca mesclando o contorno com o centro do lábio, dando um efeito mais bonito!
PASSO 7: SOBRANCELHAS: São a janela da alma (nossos olhos), portanto não podem simplesmente serem negligenciadas! Retire o excesso de pelos e se necessário vá de tempos em tempos em uma designer para garantir o melhor desenho. Dê preferência para sombras em Pó, pois são mais naturais que os lápis específicos.
DICA: Para quem tem cabelo preto e castanho, use o mesmo tom para preencher as sobrancelhas, já ruivas e loiras, usem um tom mais claro para não ficar artificial e pesado!
PASSO 8: SOMBRA: Depois de tudo pronto, está na hora de darmos cor ao visual. Passe uma sombra neutra em toda a palpebra superior, para dar uniformidade. Depois use um tonalidade mais escura no canto externo do olho e outra mais clara no canto interno. Esse jogo de cores vai ampliar o olhar! Mas cuidado para não criar divisões entre as cores, para que isso não ocorra é preciso ESFUMAR, ESFUMAR, ESFUMAR (leia-se bater o pincel nas divisões para que as cores mesclem)
PASSO 9: DELINEADOR: Bobbi simplesmente ama delineador e afirma que é impossível compor um olhar sexy sem a participação deste ítem! Use o delineador em pó com um pincel fino umidecido com água, ou use o delineador líquido. A escolha vai depender do seu gosto e habilidade, pois o delineador em pó é mais fácil de ser aplicado.
DICA: Comece do canto externo em direção ao interno (ao encontro do nariz), no início o traço é mais largo´, vai afinando até quase desaparecer no cantinho do olho. Assim o efeito fica mais bonito! Não se preocupe em fazer um traço muito perfeito, pois a preocupação é o pior inimigo na hora de aplicar o delineador e lembre-se que você sempre pode consertar dom o dedo ou com o pincel de esfumar, ok! A PRÁTIVA LEVA À PERFEIÇÃO!
PASSO 10: RÍMEL: O preto é recomendado em 90% dos casos, pelo menos 3 camadas, lembrando de tirar o excesso para não ficarem grudados! Para quem usa curvex, deve lembrar-se de usá-lo antes, evitando quebrar os cílios. Somente as muuuuuito loiras deve optar pelo rímel marrom.
PRONTAAAA! Este ritual deve ser exercitado até que tome apenas 10 minutinhos do seu tempo, se você acabou de gritar: IMPOSSÍVELLLLLL… Pois Bobbi com toda a sua experiência profissional e eu com a minha experiência pessoal, afirmamos que é possível sim! Tudo depende do hábito e da organização. Deixe a sua maquiagem básica de todo dia no mesmo lugar e pratique!!!



LOOK NASCI “NATURALMENTE” LINDA!!!

FASHIONISTAS, desculpem o tamanho do post, mas o livro tem mais de 200 páginas, então vocês podem perceber que a minha capacidade de síntese está melhorando com o passar do tempo! Gostaram???

Bjo bjo bjo!