Oh CÉUS, Oh VIDA, Oh AZAR! Quem foi criança na década de 80 se lembra bem da HIENA reclamona, que vivia a choramingar as mazelas de sua vida desafortunada…

Pois conhecemos muitas “Hienas” a reclamarem de tudo. Pessoas que simplesmente tem vocação para a infelicidade! Quando perguntadas a respeito da vida sempre conseguem explicar de forma negativa, mesmo quando querem dizer que está tudo bem, o tom de voz ou as palavras pronunciadas escondem, ou até expõem explicitamente, uma infelicidade sem fim…

“Tá bonita menina!”, e a resposta prontamente vem: São seus olhos, esta roupa é tão velha, o cabelo nem pintei, saí de casa cedo, nem maquiagem eu passei… “Emprego novo?” Pois é, a melhor coisa não é, mas foi o que pude arrumar! O salário até que não é mal, mas a chefe de mim fala mal, os colegas vivem a fofocar…
Pessoas assim estão sempre entre uma coisa e outra, gostam de mudar porque mudanças escondem sua falta de perseverança! Nada está bom, nunca é o ideal, e pior de tudo é que o sujeito sempre põe a culpa em fulano de tal…

Não estudo porque não tenho dinheiro para a mensalidade pagar, não emagreço porque minha “tireóide” é afetada, meus hormônios são piores, minha TPM mais atacada, tenho enxaqueca, gastrite, sinusite, artrite e tantas outras “ites” que nem convém citar.

Pessoas que se apóiam no SE. Se eu fosse amada… Se eu trabalhasse na minha área… Se eu tivesse dinheiro… Se eu fosse mais alta, mais baixa, mais magra, mais rica… Se meu cabelo fosse farto, se tivesse menos volume… Se eu fosse casada, se tivesse dois filhos, se fosse um casal, se o menino fosse mais velho… Se eu não pagasse aluguel, financiamento do carro, fosse reconhecida no trabalho…

Ai tenha paciência! Pessoas-Hienas tripudiam no sofrimento de quem vive mazelas verdadeiras. Conheci uma  moça linda, que sonhava ter um filho, o perdeu 4 vezes, nunca desistiu, viveu cada dia de sofrimento, seguido de dias de esperança e depois de uma vida lutando, essa moça morreu! Com 24 anos minha vizinha teve a vida interrompida por um câncer destruidor, avassalador… O pouco tempo em que tive ao seu lado me ensinou que a vida sempre vale a pena, que por mais difícil que as coisas estejam, é mais fácil enfrentá-las com um sorriso no rosto, coragem e dignidade!

Quando o fardo estiver pesado, respire fundo, pare e agradeça! Agradeça Maysa??? Sim, sempre agradeça pelo que há de bom, sempre existe algo bom… E na dor: sofra! Na tristeza: chore! No Amor: se entregue! Na alegria: celebre! Na diversidade: enfrente! Uma vez me disseram que “no fundo do poço tem mola”, portanto pare de ser hiena e pule já daí!!!

 Maysa Leão