Começamos o PROJETO VERÃO, buscando sair da inércia e encontrar o equilíbrio para uma vida saudável! O objetivo aqui não é simplesmente emagrecer, não se trata de alcançar padrões específicos. A meta é chegar a 2012 com pique total e muuuita saúde!!! Se no caminho perdermos alguns Kilinhos e diminuirmos a numeração da roupa, a gente nem reclama, né! Desde que eu me entendo por gente, minha mãe, que tem a pele mais linda que eu conheço, come uns “alpistes” (minha maneira carinhosa de chamar as fibras que ela adora), além disso consome frutas, legumes e verduras como poucos. Pois eu resolvi introduzir MAIS SAÚDE NA MINHA ALIMENTAÇÃO, e no caminho conheci os tais ALIMENTOS TERMOGÊNICOS!
Todo alimento precisa de energia para ser digerido, OS TERMOGÊNICOS são aqueles que necessitam de mais energia, com isso aceleram o metabolismo, favorecendo no emagrecimento. Na maioria das vezes são alimentos que grande parte da população não consome. Depois que eu comecei a ler sobre o assunto, ouvir os conselhos da minha mãe e encher a nutriocionista DA MUNDO VERDE de perguntas, ficou parecendo que todo mundo já sabia, menos eu! Rsrsrsrs! Então vamos aos principais:

ÁGUA GELADA: O corpo acelera o metabolismo para elevar a temperatura da água a 36/37º, considerada a nossa temperatura “natural”. É claro que não se trata de um superrrrr gasto, mas se você ingerir 3 litros de água gelada ao longo do dia, esse gasto pode chegar a 150 calorias! Além disso, sua pele, seu cabelo e seus órgãos agradecem o carinho.

CHÁ VERDE: Assim como a PIMENTA, o chá verde favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia para o funcionamento metabólico. Deve ser ingerido todos os dias, quando se busca perda de peso, porém não é bom tomá-lo do meio da tarde em diante, pois ele tem uma quantidade razoável de cafeína, tornando-se estimulante e podendo causar insônia se consumido muito tarde. Eu tomo todas as manhãs, me ajuda a ficar animada para a correria do dia a dia, nesse caso prefiro tomá-lo frio, por isso comprei a versão instantânea.

CHÁ DE HIBISCO ou HIBISCUS: O chá de Hibiscus, tem efeito semelhante ao Chá Verde. Além de acelerar o metabolismo, existem estudos que apontam para o auxílio na diminuição do colesterol ruim e da Diabetes do tipo 2, sendo também diurético e CALMANTE, portanto eu tomo o meu todas as noites, antes de dormir! Gosto de tomá-lo quentinho, mas ele existe em versão instantânea para quem gosta de tomar gelado.

ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA 3: O ômega 3 aumenta o metabolismo basal, ajuda a elevar os níveis do bom colesterol, ajuda a prevenir doenças como diabetes, asma, colites intestinais, e até alguns tipos de câncer. Ele é encontrado em peixes de mar como Salmão, Sardinha, Bacalhau e Atum, também na semente de linhaça, chia, castanhas, nozes e vegetais de folha verde escura como brócolis e rúcula. Eu adoro fazer salada de tomate caqui com atum em lascas, rúcula e croutons (que são aquelas torradinhas de salada) enriquecidos com sementes da Mundo Verde! Fica deliciosa e super saudável!!!
CANELA: Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, uma substância importante no processo de emagrecimento. Eu gosto de consumir polvilhada em cima de frutas como a banana, por exemplo.

ÓLEO DE CÔCO: Este tem sido o termogênico do momento depois que a Universidade de Columbia revelou um estudo que demonstrou que um grupo de pessoas consumindo óleo de côco emagreceu até 7 vezes mais que um outro grupo que fez alimentação semelhante durante um período. Depois que o Globo repórter informou que ele é capaz de “esquentar” o organismo, ampliando a perda de caloria, o produto sumiu das prateleiras. NA MUNDO VERDE ELE EXISTE EM FORMA DE ÓLEO ou CÁPSULAS. Deve ser consumido até 4x ao dia, misturado à alimentação ou antes das principais refeições.

Existem outros alimentos termogênicos, que vamos falando ao longo do Projeto Verão e do Ano de 2012, mas vale ressaltar que OS ALIMENTOS DEVEM SER INSERIDOS EM UMA ROTINA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ACOMPANHADA DE EXERCÍCIOS REGULARES. Parece difícil, mas eu juro que depois que você cria coragem de começar, tudo fica mais fácil! É impossível emagrecer e ter uma vida saudável se você não mudar a sua rotina atual. Dá para comer chocolate e se deliciar com as guloseimas BABA DE MOÇA DA VIDA, é só saber compensar em outros momentos.
Bjo bjo bjo!