Alimentos funcionais são aqueles que além de seus efeitos nutricionais de recomposição de energia, ainda trazem benefícios específicos à saúde! Não são medicamentos, não curam doenças, mas auxiliam a prevenção de muitas! Especialmente doenças relacionadas ao estilo de vida: Diabetes, hipertensão, obesidade, etc. As frutas secas e as oleaginosas são grandes aliadas na conquista de um organismo saudável, de uma vida longa, cheia de energia, e porque não, de um corpo enxuto?! #PROJETOVERÃO!

Investir em legumes e verduras no supermercado são a melhor pedida, se puder prefira os orgânicos, livres de agrotóxicos. Peça para a funcionária de casa (ou faça você mesma) lavar tudo e guardar na geladeira, pronto para uso, ajuda a burlar a preguiça. Se preferir cozidos, opte pelo vapor, pois ele não elimina tantos nutrientes quanto a água. Passe na frigideira com um pouquinho de azeite e tempere com ervas, fica delicioso!

FRUTAS SECAS são riquíssimas em nutrientes, fáceis de carregar, duram mais que as frutas em estado natural, portanto se você mora sozinha, não tem filhos e não abastece a geladeira toda semana, são ideais! Cuidado com as calorias, ok! Não é para comer o pote inteiro, certo!!!! Normalmente vem indicado a quantidade ideal para ser consumida ao dia, o segredo é um punhadinho que caiba na mão.  Ameixa seca (amooo) melhora o funcionamento do intestino e aumenta a saciedade (ajuda a emagrecer).  Uva passa, figo seco e tâmaras auxiliam na prevenção da osteoporose, além de auxiliar na prevenção do câncer de colon. O damasco seco auxilia na prevenção da hipertensão e melhoria do trânsito intestinal.
OLEAGINOSAS auxiliam no combate da obesidade abdominal, da hipertensão, dos riscos em desenvolver diabetes, diminuição do colesterol ruim (LDL), aumento colesterol bom (HDL), além de serem antioxidantes, prevenindo o envelhecimento celular, opa! Fonte de juventude, precisa dizer mais??? As mais indicadas são: Castanha do Pará, Castanha de Caju, Amêndoas, Nozes, Avelãs, Pistache e amendoim.

SUPER DICA: Cuidado com oleaginosas salgadas demais e frutas secas com açúcar cristalizado! O aumento do sódio pelo excesso de sal e o incremento das calorias pelo excesso de açúcar aniquilam todos os benefícios destes alimentos!

A rede MUNDO VERDE tem uma série de opções que facilitam o dia a dia, porque se dificultar a gente larga mão e prefere comer as “porcarias” de sempre! O grande segredo é descobrir qual a forma que te ajuda mais. O mixed nuts é uma seleção de oleaginosas e frutas desidratadas que facilita muito a vida. O pote grandão e perfeito para ter em casa, e os pacotes pequenos são ideais para guardar na bolsa e comer entre as refeições principais! Eu amo a ameixa seca, sem caroço da marca estrela do oriente, como 4 pretinhas, todos os dias no café da manhã. Uma pequena mudança de hábito e um grande incremento na saúde!!! #VALEAPENA.

Bjo bjo bjo!