“Quem ama exerce Deus” é uma frase tocante do nosso grande poeta e autor matogrossense Manoel de Barros. Profunda, esta frase me chamou a atenção desde a primeira vez que a ouvi, porém somente este ano ela tornou-se tão essencial para minha definição de objetivo de vida!
Eu não tenho a pretensão de provar que estou certa, nem de medir o quanto me entrego em minhas relações, não mais! Porque percebo famílias se separando, se desfazendo, se dilacerando em torno do ego. Pessoas que passaram por uma vida juntas e que de repente tornam-se estranhos um para outro. Tudo porque pensam diferente, tudo porque precisam impor-se, tudo porque gostariam que as coisas seguissem o “planejado”…
Quem ama exerce DEUS, quem ama abre mão, quem ama escuta, quem ama se entrega… Quando eu era pequena e brigava com meu irmão, brigas bobas de criança mesmo, minha mãe dizia: “Parem com isso! Tratem-se como estranhos!!! Porque com os estranhos sempre falamos baixo, pedimos licença, por favor, dizemos obrigado…” Hoje eu entendo bem o que ela queria dizer! Eu e meu irmão continuamos discordando, porém não brigamos mais. 
Ele é meu irmão, meu sangue e eu o amo com todas as nossas diferenças… É assim que eu desejo viver! Eu não quero mais expressar minha opinião com veemência, com o grito da força que a necessidade do meu ego pede. Porque o maior defeito do ser humano, é o de suprir sua necessidade em estar certo, em determinar quais atitudes são as mais corretas, que parâmetros serão aceitos.
Pois é Natal e muitos telefonemas não serão dados, muitos abraços não acontecerão, muitos encontros permanecerão desfalcados… Porque um queria peru e o outro tender, porque a mesa tinha que ser na varanda e o outro pensa que na sala seria melhor, porque aquele tio que bebeu demais no ano passado falou umas “verdades”, porque a sobrinha foi insolente com a tia, porque um é vasco o outro é flamengo, porque ele é de direita e a cunhada é de esquerda, porque o outro não telefonou…
Quanto esforço em dificultar as coisas, quanto esforço em urrar suas decepções e impor suas vontades… Porque ele me convidou por convidar, porque ela me falou coisas atravessadas… Afffff!!! Como eu me canso de brigas, de barracos, de estardalhaços… 
Quem ama exerce DEUS e eu tenho certeza que DEUS não grita! É Natal, e eu gostaria que meus dois avôs e minhas duas avós estivessem aqui. Minha bisavó, rainha da família, também, quanta saudade! Pois hoje eu só tenho a minha avó Lourdes, é o único abraço de vó que eu tenho, e ele é precioso para mim… Eu exerço DEUS quando ajudo a minha avó a se sentar, quando como peru porque ela queria assim…
Quem ama exerce DEUS, abaixa a cabeça, fecha a boca, abre os braços… Quem ama agradece o Natal com oração, carinho e entrega… Eu amo, e desejo a vocês um lindo Natal, com “todo amor que houver nessa vida”, citando aí Cazuza, o meu outro poeta preferido.
Bjo bjo bjo e um FELIZ NATAL!