Mais um post interessante sobre a nossa alimentação, escrito pela minha nutri, a Dra. Jaline Faiad. Desta vez sobre pão integral e o que precisamos saber. Espero que vocês gostem: 

“O PÃOZINHO NOSSO DE CADA DIA

Está cada vez mais difícil encontrar alguém que não consome pão diariamente.  Já que este é um alimento amplamente consumido, é esperado que se tenha uma grande oferta no mercado. Mas ter tanta opção pode nos confundir na hora de escolher qual o MELHOR pão.  

E por que se preocupar em escolher o melhor pão? Já que o seu consumo é diário, ele estará nutrindo nossas células com grande frequência. 

Para ajudar nesta escolha, seguem algumas dicas importantes: 

  1. Leia sempre os rótulos (informação nutricional e ingredientes)Os ingredienteestão dispostos na ordem do que está em maior quantidade para o menor.  

  2. Prefira o pão integral, pois este tem mais fibras. Entre seus benefícios estão o aumento da saciedade, redução da velocidade e da quantidade de açúcar absorvidos (importante para diabéticos)diminuição na absorção do colesterol e melhora da função intestinal. Para isso, busque o pão com o maior teor de fibra (acima de 2,5 g por porção) e que contenha em primeiro lugar na lista de ingredientes:  “farinha de trigo integral”. Isso porque a nossa legislação não exige que o pão seja feito apenas de farinha integral, para conter no rótulo, o nome de “pão integral”. Ou seja, muitos pães chamados de integrais, na verdade são parcialmente integrais.

  3. Prefira os pães com menor teor de sódio,  Prefira abaixo de 170 mg por porção. 

  4. Diabéticos: Evitem pães com açúcar nos primeiros ingredientes da lista. 

  5. A porção que estará no rótulo é de 50g. Ex: Se você consome 02 fatias, e elas forem de 25g cada, você estará comendo 1 porção. Se a fatia for de 50g e você consome 2, multiplique por 2 para saber o que você realmente está ingerindo. 

  6. Varie o tipo do pão, e evite consumi-lo em todas as refeições. A variedade nos alimentos é caminho para uma boa nutrição, pois assim teremos fontes variadas de nutrientes. 

Importante: Se o primeiro ingrediente for farinha enriquecida com ferro e ácido fólico, significa que este pão NÃO é o melhor integral, mesmo que tenha o nome de integral no rótulo, pois estará de acordo com a legislação brasileira, mas os benefícios à saúde são menores, que um pão com farinha de trigo integral no primeiro ingrediente.”

Foto: www.operacaocasorio.com.br
Bom saber! Vamos ficar sempre atentos ao rótulo!!! Adorei a dica de hoje, e vocês, gostaram??? 

Bjo bjo bjo!