O termo #SELFIE que significa, Você mesmo, cresceu mais de 1000% neste ano de 2013! A voz da “geração EU”, falando alto. Mas e nós, que somos Baby Boomers, X, Y??? Como nos sentimos diante do autorretrato? O que pensamos a respeito deste “eu superior”, que tornou-se o “Sol” de muitos sistemas solares particulares?
À parte os exageros, eu acredito que Narciso acabou nos instigando a fugir de nós mesmos. “Páre de ser convencida menina!” “É feio ficar ressaltando suas qualidades assim!” Não que meu mundo gire em torno do meu precioso umbigo, mas em 2013 eu aprendi a olhar mais para mim. 
Antes de começar o blog, eu odiava tirar fotos de câmeras alheias, por incrível que pareça, não sou fotogênica. Demorei a descobrir meus melhores ângulos, até hoje, tenho medo de câmeras “escondidas” e de-tes-to foto espontânea, porque nunca saio bem. Comecei a fazer as tais #Selfie, ou seja fotos de mim mesma, e fui descobrindo truques para ficar mais bonita, literalmente: Bem na foto.
É gostoso olhar para si, interna e externamente. Descobrir suas qualidades, aprender a mascarar os defeitos, dar risada de si mesma, e perder o medo do ridículo. Porque ridículo mesmo é reprimir-se! Não dançar aquela música divertida, só porque não é “cult”, não gargalhar, não brincar, não chorar, não desabafar…
Meu nariz é pequeno, meu olho some quando eu rio escancaradamente, meu queixo é para dentro, meu rosto é oval, minha testa é grande, eu tenho um “biquinho” na boca que vive descascando, meu cabelo é ralo, minha sobrancelha é falha, meu cílio é branco, eu tenho rugas de expressão na testa, meus dentes são pequenos… Affffff!!! Que pavor desta pessoa! Hahaha!
A verdade é que se você olhar minhas fotos no início do post não verá nada disso, sabe por quê? Simplesmente porque eu aprendi a ressaltar o que há de melhor em mim. O aprendizado começou com treino, técnico mesmo: muitas fotos diante do espelho. Longe dos olhos dos outros, pois eles sempre criticam quem faz isso. Aquela velha história de Narciso, que nos fez ter trauma de amor próprio. Depois que aprendi meus melhores ângulos, cheguei a conclusão de que sempre posso conseguir o melhor de mim, na fotografia e na VIDA!
Tenho enfrentado meus medos, inclusive o de falar em público (pasmem, eu suava frio na faculdade, na hora de apresentar trabalhos). Agora vivo fazendo discursos! Hahaha!!! Me cuido, me protejo, aprendi a dizer não (é libertador), e entendi que aquele alerta dos procedimentos de segurança no avião, é a mais pura verdade: “Coloque a sua máscara primeiro, e só então ajude quem precisa”.
Se você estiver bem, será mais fácil ajudar os outros. Se estiver feliz, com certeza vai irradiar felicidade, se parar de colocar rótulos nas coisas, vai se sentir livre! Libertar-se é uma das maiores conquistas da vida, porque livres de amarras podemos aprender que é possível malhar sem ser neurótico, alimentar-se de forma saudável, e de vez em quando cair de boca no brigadeiro de panela que só aquela amiga sabe fazer. Produzir look do dia para si, sem medo da futilidade-utilidade-necessidade-de-ser-intelectual-da-coisa. Quando você se liberta, tem vontade de ler, viajar, beijar, ouvir música, dançar, nadar, abraçar e compartilhar tudo aquilo que te faz bem, que te faz FELIZ!
Em 2014, entre na onda do #SELFIE, descubra o que há de melhor em você, se cuide, pense a respeito dos seus sonhos, seus desejos, suas vontades. Mais leve, mais feliz, você vai contagiar todos que tiverem o privilégio de viverem no seu mundo.
Bjo bjo bjo e que venha o novo tempo!