Todo mundo brinca que se Cuiabá tivesse praia, seria a cidade mais perfeita do Brasil!!! Nosso clima se resume em VERÃO durante 11 meses do ano, o inverno ocupa apenas 1 mês do calendário, e nem é seguidinho, ele vem em parcelas de no máximo 1 semana. Portanto temos cerca de 4 temporadas de 7 dias, em que levamos nossos casacos para passear! Hahaha!!! Exagero??? Como diria o bom cuiabanês: “tchá por Deusx” que aqui é quente todo dia. 
Quando eu vi os anuncios do Brasil Beach Home Resort, eu não entendi muito… Achei meio utópico essa história de termos praia em Cuiabá. Com o passar do tempo, fui vendo o stand com uma mega infraestrutura construído no início da Rodovia Helder Cândia, depois acessei o site (li tudoooooo)… Ainda assim seguia meio desconfiada, porque trata-se de um empreendimento muito grandioso. Pois minhas dúvidas foram sanadas, com uma tarde de explicações no stand do Brasil Beach, depois com uma visita à obra (que diga-se, está a todo vapor), e por fim com uma reunião com o engenheiro chileno responsável pela tecnologia Crystal Lagoons
O stand é enorme, tem estacionamento, ar condicionado, conforto, cafézinho, consultores extremamente atenciosos, todo mundo pode visitar, sempre que quiserem, em horário comercial, inclusive aos sábados! Pela magnitude do local, já podemos perceber que trata-se de um empreendimento jamais visto por aqui. 
São várias empresas reunidas sob o comando da BC GENERA, e geralmente as pessoas fazem as mesmas perguntas que eu e minhas companheiras na visita, as blogueiras Daiana Grummt e Thaylise Ferreira, fizemos:
  1. Quem faz a praia? Tem ondas? Como esta água vai ficar limpa? Ela é corrente, apropriada para banho? A praia na verdade, é uma gigante lagoa, com piscinas anexas (para os pequeninos) e toda a ambientação de praia: areia, coqueiros, plantas, guarda-sóis, quiosques (Só não vai ter o menino vendendo Matte e Bixcoito Globo). Quem criou a tecnologia, e faz a manutenção da praia, é a Crystal Lagoons, empresa Chilena, que já fez lagoas como estas, no mundo todo. A água é limpa na “casa de máquinas”, que fica interligada por sensores e computadores à sede da Crystal Lagoons, portanto o Ph, a pureza e outros índices de qualidade são sempre monitorados e conservados. Para nossa alegria, a lagoa não estará “verde na segunda-feira”! Ela não tem ondas, mas é corrente, e apropriada para a saúde do banhista.
  2. Depois que o condomínio ficar pronto, a Crystal Lagoons transfere a responsabilidade para o “síndico”? Não! A manutenção é sempre feita pela Crystal Lagoons, portanto a lagoa de Cuiabá terá a mesma qualidade da lagoa no Hotel Resort San Alfonso, que entrou para o Guiness Book por possuir a maior lagoa de águas cristalinas artificial do mundo.
  3. Como viver em um lugar lotado de gente? Com tantas torres, a super-lotação será um problema? Essa preocupação foi uma das minhas primeiras, porque privacidade é bom, e todo mundo gosta. O fato é que não temos muita noção do tamanho do Condomínio Brasil Beach Home Resort. Vamos pensar que ele seja um lindo bairro de Cuiabá, este bairro tem duas grandes avenidas de acesso: A Rodovia Helder Cândia, que já existe, e uma segunda avenida que será construída, especialmente para facilitar o acesso dos moradores do Brasil Beach. Além das avenidas, existem as ruas, com calçadas apropriadas, muros de proteção, e entradas independentes para cada torre. Isso mesmo, cada torre tem a sua portaria, as suas garagens, o seu salão de festa, a sua sala gourmet, a sua academia, o seu porteiro, o seu síndico. Além das torres serem independentes, e os moradores de uma torre não poderem circular livremente pelas outras torres (a não ser que seja convidado de um morador daquele edifício específico). A distância mínima entre uma torre e outra, é de 95m. Ou seja, se você morar em um Bairro, como o Goiabeiras, vai notar que muitos edifícios tem menos de 50 metros entre um e outro.
  4. Mas e a praia? Todo mundo pode entrar? Vai ser um clube? Existirão sócios? A Praia fica no meio do condomínio, com formato de clube sim, ou seja, para entrar cada morador terá sua carterinha. Pessoas que não residam no Brasil Beach, só poderão entrar como convidado de algum morador, sendo que existirá um limite de convidados por apartamento. Além de toda a estrutura, incluindo mobília, jardim, areia branquinha, pista de corrida, quadras, campos de futebol, o “clube” ainda conta com um restaurante bem completo para atender aos frequentadores.
  5. Qual o perfil do morador Brasil Beach Home Resort? São 4 plantas muito diferentes, com 2, 3 ou 4 quartos, de 88, 55m² a 155,14m². Portanto, é impossível estabelecer parâmetros sociais específicos. Na nossa analogia de bairro, teremos um ambiente com diversos tipos de pessoas, das mais variadas profissões, casados, solteiros, com filhos ou sem.
  6. Por que Cuiabá? A BC Genera criou uma aliança entre Brasil e Chile, com o intuito de desenvolver empreendimentos imobiliários em regiões em franco crescimento. É muito mais fácil encontrar um terreno de tamanha magnitude em uma cidade como Cuiabá, do que em uma metrópole como São Paulo ou Rio de Janeiro. A primeira lagoa desenvolvida pela Crystal Lagoons no Brasil fica pronta ainda em 2014, no ano em que a capital do Mato-Grosso recebe uma Copa do Mundo, ganha investimentos em urbanismo, e cresce a passos largos, os maiores, desde a sua fundação.

Bem, desculpem o tamanho do texto, mas acredito que consegui de alguma forma responder os principais pontos. Em outros posts vou falar de coisas mais específicas, como por exemplo, os detalhes de cada apartamento, a estrutura das torres, os pormenores a respeito da lagoa, e por aí vamos! Selecionei mais algumas fotos, para vocês visualizarem um pouco do que eu conheci nesta visita.

Para saber mais sobre o BRASIL BEACH HOME RESORT, fique atenta ao Mala com Rodinha, siga a Fanpage (aqui), o insta @brasilbeachcuiaba, ou acesse o site (aqui).

Bjo bjo bjo!