Hoje é dia da minha querida nutri, Jaline Faiad, que estava sumidinha daqui do blog, dar dicas essenciais. Eu já ouvi por aí: Dieta da proteína, dieta da sopa, dieta da melância, e até dieta das 3 horas. Não é uma dieta, no sentido, sofrimento absurdo por tempo indeterminado, que vai resolver a sua vida. Isso é fato! As palavras de ordem são: Reeducação Alimentar, para os íntimos, RA. Uma mudança de hábitos para a vida toda, que começa com o número de refeições diárias. Eu pedi para a Jaline explicar o porque de nos alimentarmos a cada 3 horas. Confiram:
“É amplamente divulgado que há a necessidade de comer a cada 3 horas para manter-se saudável ou até mesmo para emagrecer. Mesmo assim, não é difícil ouvir por ai “não entendo como engordo, só faço duas refeições no dia”.
Para alguns pode ser muito simples comer a cada 3 horas, outros consideram uma tarefa quase impossível. Acredito que para se sentir motivado a fazer algo é preciso entender o porquê disso.
  • 1.   Se deixarmos de realizar o café da manhã, o lanche da manhã ou da tarde, chegamos às grandes refeições (almoço e jantar) com muita fome e acabamos exagerando na quantidade, comendo além do que realmente precisamos. Se fornecermos uma grande quantidade de calorias de uma única vez ao corpo, a tendência é armazenar na forma de gordura. Então o objetivo aqui é chegar com menos fome nas grandes refeições e ter uma menor ingestão calórica.
  • 2.       Se ficarmos muito tempo sem nos alimentar, temos diminuição das taxas de glicose (açúcar no sangue) e sentiremos vontade de ingerir um doce ou outro alimento de rápida absorção – geralmente em grande quantidade.
  • 3.       Quando ficamos muito tempo em jejum diminuímos o nosso metabolismo, ou seja, diminuímos nosso gasto energético. Com um metabolismo ativo gastamos mais calorias ao longo do dia.
  • 4.       Se há falta de nutrientes para mantermos nossas necessidades, pode haver quebra muscular. Além de não emagrecermos, ainda perdemos músculo!
  • 5.       Alguns nutrientes competem pelo mesmo local de absorção no organismo (exemplo: ferro e cálcio). Quando realizamos mais refeições ao longo do dia, podemos favorecer a absorção de diferentes vitaminas e minerais.
  • 6.       O corpo é adaptável. Se você não é acostumado a realizar refeições a cada 3 horas provavelmente não irá sentir fome nestes horários. Mesmo assim é importante a ingestão de um lanche pequeno.
  • 7.       Os lanches devem ser realizados sem exageros. Para o emagrecimento não adianta comer a cada 3 horas em quantidade acima das suas necessidades. Além disso, devemos evitar beliscar as refeições, pois assim perdemos a noção do quanto realmente estamos ingerindo.
  • 8.       Devemos lembrar também da ingestão de água ao longo do dia. A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo.
Dicas para conseguir se alimentar a cada 3 horas:
  • 1.       Programe desde cedo os lanches do dia;
  • 2.       Leve o lanche na bolsa ou deixe no serviço;
  • 3.       Coloque o celular para despertar nos horários dos lanches;
  • 4.       Caso você não tenha tempo para preparar o café da manhã ou os lanches, deixe preparado na noite anterior.
Sugestões de lanches:
Mix de castanhas, fruta com aveia, iogurte com linhaça, suco natural com chia.
Estas são sugestões. Um plano alimentar individualizado, de acordo com suas necessidades, deve ser realizado em consulta presencial com o nutricionista.”

Há cerca de 2 anos, eu me alimento assim, claro que antes de conhecer a Jaline, e de receber a tabela de alimentos, com muitas explicações, eu cometia algumas gafes… Hahaha! Mas o fato é que realmente passamos a comer mais vezes, menos quantidade. Acreditem, eu era a “Magali”, comia que nem homem (como meu irmão gostava de brincar) mas não engordava, portanto não estava nem aí. Depois dos 30 (ehhh 30, dureza viu!) e 2 gravidezes (juro que esse é o plural de gravidez), eu tive que aprender a me cuidar, porque já estava ganhando kgs traiçoeiros. Comece a sua RA, você vai ver que é possível fazer verdadeiras revoluções, com pequenas mudanças.
Bjo bjo bjo!