Quem acompanha o blog há algum tempo, já sabe que sou uma entusiasta quando falo da minha terra. Sou bairrista de carteirinha, tenho orgulho de ser brasileira, mato-grossense, e cuiabana. Quando recebi o convite para conhecer de pertinho as instalações do UNIVAG, os projetos de expansão, e a missão deste Centro Universitário,  que outrora fora de Várzea-Grande, vizinha da minha Cuiabrasa, e que hoje é do Centro Oeste, acolhendo alunos de todas as cidades da nossa região. Fiquei bastante empolgada! Serviu para matar saudade dos tempos de faculdade, porque eu já circulei hein! Fiz 3 anos e meio de Fisioterapia, 1 ano de Medicina, até que me encontrei fazendo Moda e Marketing, que foram minhas 2 graduações. Com certeza, nos anos universitários vivemos momentos que serão importantes por toda a vida, fazemos amizades, descobrimos nossa vocação profissional, aprendemos o caminho… Filosofia e nostalgia à parte, fiquei bastante impressionada com o que vi!
São 360.000 metros quadrados de área total, sendo 65.000 de área construída! O sonho,  é transformar o UNIVAG em Cidade Universitária, proporcionando ao estudante condições de estudar, morar, viver seu momento universitário com a máxima intensidade possível, sem sair daquela região. Hoje já existe praça de alimentação em todos os blocos, com diferentes tipos de opções, que vão do salgadinho, à refeição mais completa. O sistema de transporte urbano também funciona dentro do campus, com pontos de ônibus de linha municipal e inter-municipal circulando livremente. O estacionamento é gratuito, e tem capacidade para 5000 carros. 
A estrutura realmente é mega, para atender aos cerca de 12.000 alunos. São 190 salas de aula, 100 laboratórios, voltados para o aprendizado prático, desde o primeiro dia de aula. Eu fiquei boquiaberta com os laboratórios, que terei que mostrar em um outro post, ou ficaríamos aqui por horas… Outro lugar que me cativou foi a biblioteca (eu adoro bibliotecas, passei bastante tempo estudando nelas, e credito muito do que aprendi aos livros emprestados). No UNIVAG, a biblioteca atende cerca de 4000 alunos/dia, inclusive está aberta à comunidade, atraindo alunos de outras instituições, “concurseiros”, e estudantes em busca de novos títulos, ou até mesmo de um lugar sossegado para estudar. São 110.000 livros, de edições constantemente atualizadas, além de revistas científicas, e DVDs. 
Depois que circulamos por todos os blocos, passando em todos os laboratórios, seguimos para a Clínica-Escola-Integrada, que é outro ponto forte do UNIVAG, prestando atendimento gratuito à comunidade, propiciando ao aluno, aprendizado prático, e fortalecendo o vínculo entre sala de aula e mercado de trabalho.  Hoje são 380 professores compondo o corpo docente, sendo 60% mestres e doutores. Há um amplo programa de incentivo aos mestrandos e doutorandos, para que este número cresça ainda mais. São 25 anos de história, é claro que há muito o que melhorar, afinal é este o espírito que se espera de um Centro Universitário. Fiquei muito feliz com o que vi, não há desculpa para quem deseja formação de qualidade em nossa região, basta querer! Além de tudo, existe o FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, do Ministério da Saúde, que exige apenas que os alunos estejam se inscrevendo em cursos avaliados positivamente pelo MEC. O UNIVAG possui 21 cursos avaliados no conceito 4, pelo MEC.
Espero que vocês tenham gostado do “tour virtual”, em outra oportunidade mostrarei laboratórios e clínica. Convido a conhecerem o site do UNIVAG, o Facebook, e o Instagram. Lembrando que nunca é cedo ou tarde demais, para começar a estudar!
Eu conheço um médico conceituado de Cuiabá, que entrou na faculdade de Medicina aos 40 anos, já tendo filhos, sendo casado… Mesmo com todas as convenções sociais apontando que seu tempo havia passado, ele foi lá, e fez o sonhado curso de Medicina. #sonhe #lute #conquiste
Bjo bjo bjo!