Há algum tempo, eu comecei a cuidar do meu sorriso, com a Dra. Nayara Cerutti Maluf, e como quase tudo na vida, conversamos muito, sobre a importância da prevenção! Cuidados básicos, super simples, e que podem fazer toda a diferença. Um exemplo perfeito é a escolha de 3 produtos essenciais para um belo sorriso: a escova de dentes, o fio ou fita dental e o enxaguante bucal. A escolha correta, e claro, o uso adequado destes três itens podem fazer mais diferença do que você imagina. Para começar, a Dra. Nayara me explicou a forma correta de escovar os dentes, que me deixou impressionada, pois 34 anos fazendo “errado” rsrsrsrs! É muito, né??? Eu fazia movimentos circulares, nos dentes da frente (tanto em cima, quanto embaixo) e ela explicou que esse movimento é ótimo para fazer espuma com a pasta, mas não para limpar… Antes tarde do que nunca, vamos aos segredinhos, que vão dar aquela força para o seu sorriso. 
A escova Curaprox cresceu muito no conceito dos dentistas, pelo design e tecnologia. São 5460 cerdas, enquanto as escovas convencionais têm em média 500 cerdas. Limpa muito mais os dentes, tornando a escovação mais eficiente. Eu pesquisei preços na internet, ela custa uma média de R$15,00 e você deve troca-la de 2 em 2 meses. Evite secar a sua escova na toalha, enxague e deixe secando ao vento mesmo, não coloque escovas sobre a pia, ou enconstada em outras escovas, guarde de forma que a “cabeça” da escova não fique encostada em nada, de preferência, o mais longe possível do vaso sanitário. 
Você já deve estar cansada de saber que não existe higiene bucal sem fio dental, né?! Aliás, a maior parte dos dentistas, prefere a fita dental. Mas a Dra. Nayara me prescreveu o fio dental Oral B Pró Saúde, ele tem formato de fita, não sei porque chama fio… Hahaha! Não desfia, não arrebenta, desliza muito bem entre os dentes. Aliás ela me disse, que devemos passar dente por dente, movimentando para frente e para trás (não tem segredo! Sem preguiça, ok!). E o polêmico enxaguante bucal. Tem gente que é viciado, naqueles matam todas as bactérias da boca (inclusive as saudáveis, porque sim existe uma flora natural da boca, que ajuda a manter o pH correto, e por aí vamos). Portanto evite enxaguantes com álcool na formulação, exceto quando for prescrito pelo dentista, no caso de pré e pós cirúrgico, ou em tratamentos. Eu estou usando o Pró Saúde Noite, somente após a escovação antes de dormir, pois ele cuida dos dentes, enquanto dormimos, e não agride nossa flora natural. 
A pasta de dente, não é o item mais importante da escovação. Por incrível que pareça, ela tem papel secundário, é mais para o hálito, e para ajudar a escova a deslizar. Porém existem pontos importantes na hora de escolher a pasta. No meu caso, estou fazendo clareamento, portanto a Dra. Nayara indicou a Colgate Sensitive Pró-Alívio, para tratar a sensibilidade dos dentes, neste período. Depois, eu posso mudar de pasta. Mas é importante evitar pastas com efeito clareador, pois elas contem abrasivos, que usados a longo prazo, vão desgastar os dentes, e fazer mal.
Bem, esse foi o resultado da minha primeira consulta com a Dra Nayara, quando comecei o meu #projetosorrisoperfeito e apesar de ser tudo muuuito básico, são informações essenciais, que eu gostaria de compartilhar com vocês, pois mudaram a minha rotina. Espero que vocês tenham gostado, e que incorporem na rotina de vocês. 
A Dra. Nayara Cerutti Maluf atende no Spá Longevittá, que fica na Avenida das Flores, 942, Bairro Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT. Entre em contato com a Dra. Nayara através do e-mail nayaraceruttimaluf@gmail.com, ou agende uma consulta, através dos telefones (65) 3052-4362 ou (65) 9928-8015.
Bjo bjo bjo!