Há quem já tenha se cansado de Neymar, há quem tenha se cansado da Copa, há quem reclame sem parar sobre as paixões de seus vizinhos verde-e-amarelos… Pois eu sou do Brasil que sonha, “com a volta do irmão do Henfil, com tanta gente que partiu, num rabo de foguete, chora, a nossa pátria mãe, gentil, choram Marias e Clarices, no solo do Brasil…” em uma alusão à música, O Bêbado e o equilibrista, que se você não conhece, deveria, eu recorro à Neymar, sim o menino Neymar, para lembrar que devemos ter orgulho de ser brasileiro, e lutar, da maneira que podemos, por nosso Brasil!
O brasileiro se acostumou a falar mal do brasileiro. Frequentemente, sentam-se os falastrões à reclamar que aqui não tem nada, que aqui só há corrupção e injustiça, que não há candidato para votar, que a saúde está na UTI, que a educação é analfabeta, que a cultura morreu! E a culpa é do funk! Sim, há quem culpe o funk pelas mazelas do Brasil… 
Pois, sinceramente, eu lhe digo, que a culpa é SUA! Inteiramente!!! A culpa é de quem tem vergonha de bater no peito e dizer: EU, SOU BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR! A culpa é de quem não curte cantar o hino nacional, de quem não veste a camisa, de quem não dá as mãos. A culpa é de quem não ensina seus filhos, o valor de uma pátria, quem não contribui para uma sociedade mais justa, quem não acrescenta absolutamente nada à sua comunidade.
O culpado não tem religião, nem partido político, não gosta de samba, é indiferente ao futebol! O culpado só vota porque é obrigatório, tem cerca elétrica, controle remoto, carro fechado, coração blindado. O culpado acha Neymar um chato, o Galvão um louco, a Rede Globo, uma sucursal do inferno na Terra, e atribui o título de banana, a quem sorri, festeja, vibra, curte, e se envolve com a Copa do Mundo, a festa máxima do futebol…
Futebol este que nos eleva ao patamar de Melhores do Mundo, futebol que nos abriu portas, que nos fez importantes, que nos tornou mais do que exemplares inexpressivos do terceiro mundo. E se o futebol nos eleva a um patamar em que nossa voz é ouvida nos 4 cantos do planeta, por que não usarmos o futebol a nosso favor???
Ousadia e Alegria, qualidades tatuadas nas pernas do nosso camisa 10, atributos do brasileiro convencional. Aquele que mora na periferia, e ousa, ser feliz! Aquele que nasceu no corredor do SUS, que frequentou o ensino público, que não conheceu seu pai biológico, que teve que, em algum ponto da vida, escolher: Traficante, usuário, ou sobrevivente? E ele escolheu a terceira opção, por ousadia, com alegria!!! 
É esse brasileiro convencional que faz meu sangue pulsar com forças na veia! Que me faz valorizar minha escolaridade avançada, meu patamar de classe social mais abastada, que teve a sorte de viajar pelo mundo, aprender línguas, e usufruir de uma vida privilegiada. Esse cidadão me faz valorizar minha bandeira, minha oportunidade de ir ao estádio, de assistir aos jogos na minha grande tela de LCD, fazendo churrasco no meu confortável apê!
E esse cidadão só tem sossego, quando o pandeiro toca, a cuíca chora, quando os meninos Neymar, David, Hulk, e sua trupe, entram em campo, e arrebentam! O grito de gol extravasa a dor da injustiça, das estatísticas que revelam simplesmente a rotina, do brasileiro “ordinário”, que se vê marginalizado, excluído e banalizado… 
Pois a Copa faz o brasileiro sonhar, aprender o hino, vestir a camisa, e se emocionar… Sejamos donos desse Brasil, que canta junto, que vibra, que dá as mãos.
Vamos focar no nosso entorno, ensinar nossos filhos a amarem sua terra, sua origem, seu lar! O Brasil é nosso, e só nós podemos retomá-lo. Despindo nossa alma dos preconceitos idiotas, da necessidade de interpretar tudo, de esbravejar sobre coisas que já estamos cansados de saber, sem fazer absolutamente nada para mudá-las! 
Não perca a alegria, divirta-se, participe, curta, envolva… Faça parte da sua comunidade, informe-se, comunique-se, valorize nossa cultura, nossas raízes, nosso futebol! Seja paciente com os outros, intolerante com a corrupção, se beber, não dirija! Dê a vez na fila para idosos, e gestantes, jogue lixo no lixo, coma pé de moleque, canjica e quentão… Ouça a sanfona, vibre com o Rock, brinque com o funk, se divirta com o brega, relaxe com a MPB, que não morreu, basta um incentivo seu! 
E na hora de votar, exerça seu melhor papel! Valorize seu poder de decisão, busque dentro do lixo, a ordem! Acredite!!! Passe adiante o amor em ser Brasil, e nunca, jamais, deixe de sonhar!
Maysa Leão (torcedora empolgada, brasileira apaixonada!)