Atendendo à pedidos, eu volto com o GUIA BÁSICO DA ANFITRIÃ, com pequenas dicas para bem receber. Ele sumiu, porque confesso, ando recebendo menos, as pessoas em casa… Trabalhando demais, chego aos finais de semana exausta, doida para ficar quietinha, ou sair para a rua, sem ter trabalho em casa. Mas sinto falta! Porque receber é uma arte, uma alegria, um exercício do carinho que temos pelos amigos e familiares mais íntimos. Vamos falar de queijos! Já falamos de vinhos (aqui), por isso resolvi fazer este pequeno Guia sobre Queijos, e em breve trarei receitas e dicas de como servi-los. INSPIREM-SE: 

QUEIJOS FRANCESES:

Queijo Camembert
O Camembert é um queijo francês macio e cremoso. Seu nome vem da vila de Camembert. Quando fresco, tende a ser esfarelento e é relativamente duro, porém caracteristicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece. 
Queijo Brie
O Brie é um queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. Tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte. 
Queijo Roquefort
O Roquefort é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. É branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característicos de matriz azul. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado.

QUEIJOS INGLESES:

Queijo Cheddar
O Cheddar é um queijo amarelo pálido, com sabor pronunciado, originário da vila inglesa de mesmo nome.
Queijo Cottage
O queijo Cottage é uma coalhada de queijo com sabor suave. Ele é drenado, mas não prensado, então fica algum soro de leite.


QUEIJOS HOLANDESES:

Queijo Edam
O Edam é um queijo holandês que é tradicionalmente vendido como esfera com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela.
Queijo Gouda
O queijo Gouda é feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro. 


QUEIJOS SUIÇOS:

Queijo Emmental
O Emmental é um queijo amarelo, duro e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço.
Queijo Gruyère
O queijo Gruyère é amarelo e feito de leite de vaca. O nome vem da cidade de Gruyères na Suíça. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos buracos.

QUEIJOS ITALIANOS:

Queijo Gorgonzola
O Gorgonzola é um queijo da Itália com riscos azuis, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado.
Queijo Mussarela
A Mussarela é um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca. 
Queijo Parmesão
O parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade.
Queijo Provolone
O provolone é um queijo de leite integral de vaca com uma pele macia. Ele é produzido principalmente nas regiões da Itália da Lombardia e Veneto. 
Queijo Ricota
O Ricota é um queijo italiano feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. Tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve.


QUEIJOS BRASILEIROS

 Os queijos do Brasil incluem: Queijo de Minas, Prato, Catupiri (que é um tipo de requeijão) e Requeijão.

Muito comuns na cultura francesa, os queijos são servidos nas reuniões entre amigos, em tábuas de degustação, chamadas de “plateau de fromages”. Além de um visual lindo, a experiência envolve aromas e sabores diferentes, que ficam melhores ainda, quando acompanhados de frutas, pães e vinho! Queijos são sofisticados, mas ao mesmo tempo, simples de servir. Vale ressaltar que é bacana escolher entre 3 e 7 tipos, oscilando entre fortes e suaves, para que a experiência seja mais gostosa. Isso não é regra matemática, mas serve de guia para quem resolveu começar a se aventurar. Queijos picantes, fortes, e marcantes se sobressaem aos de sabor sutil e delicado, portanto é melhor dispô-los do mais leve ao mais marcante, para que um não sobreponha o sabor do outro. Maçãs, uvas, figos, morangos e melão, são excelentes acompanhamentos. Também gosto de geleias como damasco, framboesa e uva, além das misturas mais excêntricas, com tâmaras e ameixas secas… 

Escolha um vinho neutro, para não precisar ter um vinho para cada queijo: Pinot Noir, Carmenere, Merlot, Tempranillo… Mas se quiser ser mais específico (a), lembre-se que vinhos mais encorpados acompanham melhor queijos mais forte, e vinhos mais leves, acompanham com perfeição, os mais suaves. 

Para início de conversa, é isso! Hahaha, o que já é bastante informação, né?!? O mais importante é servir com amor, degustar sem pretensão e se divertir! 

Bjo bjo bjo!