O Cardápio da Semana é um projeto de vida (exageradaaaa) que eu nunca consigo colocar em prática! Mas essa semana venci o desafio, e fiz meu primeiro cardápio. Acho muito chato, toda manhã ficar decidindo o que fazer, então sempre falta um ingrediente, e fica aquela confusão. Elaborando o cardápio na segunda-feira (ou no domingo), dá para organizar as compras de horti-fruti, pensar no valor nutritivo do que temos comido, e agradar a família toda. Também fica mais equilibrado o cardápio, e nos forçamos a “criar” outros pratos para o cotidiano. Se tiver alguma “dona de casa” aflita com esse detalhe, espero que este post inspire. E quem tiver dicas e sugestões no quesito cardápio, fique à vontade para comentar, porque toda contribuição é bem vinda.
SEGUNDA:  Bisteca suína grelhada, arroz, feijão, salada de tomate e rúcula, cenoura + mini-vagem cozidas no vapor, passadas no azeite e alho, e farofa de alho.

TERÇA: Carne de panela (músculo cozido na pressão, até ficar desmanchando, com tomate, cenoura e batata), arroz, feijão, salada de tomate e rúcula, brócolis no vapor, passado no azeite e alho, e farofa de ovo. 

QUARTA: Filé de Salmão assado com batata (asso com papel alumínio, o filé congelado mesmo, em cima das batatas, rego com azeite para não ficar seco, e tempero com sal grosso do himalaia, e salsa desidratada), arroz, feijão, salada de tomate e rúcula, e farofa de cenoura.

QUINTA: Panqueca recheada com peito de frango desfiado ao molho de tomate fresco, salada de tomate e rúcula, cenoura, brócolis e mini-vagem no vapor, passados no azeite e alho. 

SEXTA: Sobrecoxa “assada” na panela-grelha (é aquela panela, que tem um furo no meio, que colocamos água, e tampamos. A carne ou frango ficam com gosto de churrasco e a gordura escorre para a água, deixando a comida saborosa e saudável), arroz, feijão, salada de tomate e rúcula, cenoura, brócolis e mini-vagem no vapor, passados no azeite e alho, e farofa de ovo.

Vocês notaram que arroz, feijão cenoura, tomate e rúcula tem todo dia? Juro que não enjôo, e meus filhos comem tudo o que vai para a mesa. Como? Eu não pergunto o que eles querem, sirvo o prato dos dois até hoje (Duda tem 11 anos), com um pouquinho de cada coisa, faço o jogo do contente, e eles comem. As vezes resmungam coisas do tipo: “Não quero folha”, e eu respondo “Ã-ram, come tudinho, tá?!”, e tem dado certo. 

Fazemos suco de polpa integral, cada dia um sabor: Caju, maracujá, acerola, morango, abacaxi com hortelã. Refri só nos finais de semana. 

Nada é frito, quando muito, usamos um fio de azeite e alho dourado para dar um sabor. Panelas anti-aderentes são nossas melhores amigas. Com certeza ainda temos que melhorar muita coisa, mas já somos bem saudáveis, pelo que vejo por aí. O arroz é branco, mas eu nunca como arroz, coloco o feijão em cima dos legumes e caio de boca. 

Bem, é isso! Espero que tenham gostado, vou tentar postar os cardápios, pelo menos de 15 em 15 dias. 

Bjo bjo bjo!