Paris tem um dos melhores sistemas de Metrô do mundo, e um monte de gente tem pavor de descer as escadinhas (e bota escada nisso) do subterrâneo mágico da cidade luz! Ok, que quando você olha o mapa com todas as linhas, aquele emaranhado infinito de linhas, você tende a pensar que não vai dar certo.  E se você ficar tentando achar as estações no meio daquelas linhas cruzadas, vai pirar! Especialmente se for a sua primeira vez na cidade. Mas depois que você fica amigo, percebe que em no máximo 20 minutos, pode chegar em qualquer lugar! E mais, se o seu destino for mais óbvio, do tipo: Ir da Torre Eiffel para o Louvre, esse tempo pode cair para 5 minutinhos, com a caminhada até a porta, 10 minutos no máximo. Lembrando que táxi na Cidade Luz é caríssimo, e que o trânsito é bem chatinho nos pontos principais, eu te diria que namorar o metrô de Paris, será um dos seus melhores relacionamentos!
Então antes de começar a brincadeira, você vai colocar na Apple Store ou Google Play, em buscas, o nome: Metro Paris. Aparecerão vários aplicativos, eu testei alguns, e ameeeei esse do símbolo azul. É gratuito, fácil de usar e funciona offline. A maior parte dos outros precisa de internet para funcionar, esse não. Porém tem um detalhe importante, você precisa anotar nos seu bloco de notas, as estações que deseja ir, porque infelizmente em Paris os nomes não são óbvios. Por exemplo, a estação que te leva ao Arco do Triumfo é a George V, para a Torre Eiffel é Trocadero ou Bir Hakeim… Entende? Então anote a estação do seu hotel, dos restaurantes que você quer ir, dos pontos turísticos que deseja visitar, facilitando a sua vida, se a internet lhe faltar. Para usar o App é muito fácil, basta inserir em partida a estação que você se encontra, e em chegada, o seu destino.
No exemplo das fotos acima, eu coloquei a estação do meu hotel: “Grands Boulevards” e na chegada, a estação da “Torre Eiffel”: Bir Hakeim. O app me indicou que eu tinha que pegar a linha M8, sentido Balard, descer na “La Motte Picquet – Grenelle”, pegar a Linha M6, sentido Charles de Gaulle – Etoile, e descer na “Bir Hakeim”. É muuuuito fácil, rápido, e salva a nossa vida, porque perder tempo em Euro, é caro! Hahaha!
Paris tem mil caminhos, todos lindos! Abuseeee!!!
Dica Importante: Guarde o ticket do metrô com você, mesmo após ter passado na catraca, pois você pode ser abordada(o) por um policial dentro do Metrô, ou logo na saída do seu destino final, pedindo o ticket que foi usado, e se você não estiver com ele, a multa gira em tor de 60 Euros. Aconteceu comigo, e eu quase tive que pagar, mas depois de um sufoco, achei o ticket.
Para ver todos os posts sobre Paris aqui do Blog, acesse aqui: DICAS DE PARIS
Bjo bjo bjo! 
Au revoir!