Eu sei que usar o BRAD (meu amigo… hahaha) de exemplo é sacanagem, mas ele e outros famosos que vão aparecer neste post ilustram bem o que um bom terno pode fazer pela elegância de um homem! E se você (ou seu amado) não é lá um Brad da vida, “pelamor…” capricha na beca, né! kkkkkkk!!!
A origem do terno gera uma enorme briga entre franceses e ingleses, portanto euzinha aqui nem ouso dizer quem tem razão. O que sabemos é que a peça tem origem nobre e que o nome “SUIT” (em inglês) vem da palavra “SUIVRE” (em francês) que quer dizer SEGUIR (em português), isto porque as peças seguem a mesma padronagem e a mesma cor. O TERNO é composto por CALÇA + COLETE + BLAZER, sem o blazer deveria ser chamado de “COSTUME”, mas no Brasil este nome não pegou.
DETALHES DE UM BOM TERNO:
1) OMBROS: Um bom terno tem que ter ombreiras quase invisíveis, o papel delas é dar formato e sustentação, nunca volume! Jamais ajuste o ombro, se não ficar certinho em você, opte por outro terno, ajuste na manga e na largura podem até funcionar, mas o ombro tem que servir perfeitamente!
2) LAPELA: Ela pode ser LONGA, mais moderna e indicada para homens sem a famosa barriguinha de chopp. Ou CURTA, mais tradicional, e pode ser usada por gordinho e atléticos do mesmo modo.

3) BOTÔES: O Blazer (paletó) tradicional tem 3 BOTÕES, o mais antenado (+ usado) tem 2 BOTÕES e o ultra-moderno tem 1 BOTÃO, mas cuidado com este último que jamais deve ser usado por quem está acima do peso, ok!
Os 4 botões da manga geralmente são decorativos, mas quando o terno é “PREMIUM”, assim ARMANI & CIA, os botões funcionam e basta deixar o primeiro, ou os dois primeiros botões abertos que os entendidos vão perceber que trata-se de um terno grifado!
4) ACABAMENTO: Quando for comprar um terno vire do avesso (olhe o forro do terno), veja se o acabamento é bem feito, se as costuras estão bem arrematadas, se o corte está alinhado. Mesmo que não seja de grife, ele pode ter uma boa qualidade e cabe a você analisar antes de investir.
5) BOLSOS: Na verdade não existe uma regra quanto aos formatos de bolso do Paletó, porque tudo depende do modelo e do seu gosto. Os mais modernos tem vindo sem lapela no bolso, os mais tradicionais tem bolsos mais “aparecidos”. A única regra é que você não deve carregar nada nos bolsos externos do seu blazer, porque a silhueta fica horrorosa. É por isso que muitas marcas deixam eles lacrados!

6) FENDAS TRASEIRAS: As fendas duplas fazem o homem parecer mais alto, são mais confortáveis na hora de sentar e muito indicadas para os mais cheinhos, a fenda única também é muito usada, mas antes de optar por ela, coloque a mão no bolso e veja se não vai ficar com o bumbum exposto. O modelo sem fenda está entrando em extinção.

7) TECIDO: Quanto mais natural a fibra, melhor é! Evite ternos de Polyester,  pois não duram nadinha e logo ganham aquelas marcas brilhosas do ferro de passar. A Lã fria 100% é queridinha dos entendidos. Quanto mais algodão e fibras naturais na composição do tecido, melhor é.  
QUAIS OS TERNOS QUE TODO HOMEM DEVE TER?



CINZA, DOS TONS MAIS CLAROS AOS MAIS ESCUROS



TERNO BEGE, IDEAL PARA EVENTOS DIURNOS, CASAMENTOS NA PRAIA…
Existem vários outros ternos interessantes, como o RISCA-DE-GIZ e o PRÍNCIPE DE GALES, mas antes de investir em ternos com mais personalidade se propgrame para adquirir o básico!
Bjo bjo bjo!