Outro dia uma amiga me enviou um texto que falava da diferença entre o entusiasta e o otimista. Em suma o otimista é aquele que tem fé de que tudo vai dar certo! O otimista fica lá na expectativa, acreditando, desejando, sonhando… O entusiasta transforma seu otimismo em ação, traça planos, faz listas de prioridades, as coloca em prática e acredita que vai dar tudo certo!
Eu conheço muuuuitos otimistas, conheço vários pessimistas também, mas confesso que aos pessimistas não dou a mínima atenção. Sinceramente, chega um ponto da vida que a gente cansa de dar corda para quem arrebenta a própria corda, e o interesse por aquele ser pesado, cessa!
Você é o quê??? Pessimista? Otimista? Entusiasta? Já parou para pensar a respeito disso??? Já parou para pensar a respeito de qualquer coisa?
Tem gente que passa pela vida! Num eterno “Deixa a vida me levar, vida leva eu…” que na prática pode resultar em marasmo, a lugar nenhum, longe do refrão que brada fortemente: “Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu!”
É preciso ter coragem para começar! É imprescindível começar… As vezes o começo é oriundo de um fim. O fim de uma carreira profissional errada, o fim de um relacionamento amargo, o fim de um ciclo vicioso de briga com a balança, o fim de metas distantes e impossíveis, o fim de uma longa e eterna espera!
Eu acredito que tudo posso, então começo sempre do jeito que der! Eu não acredito em gente que precisa de condições climáticas perfeitas para navegar. Se você não tem um iate, bata os pés na água, empurre a sua canoa! A canoa bem levada transforma-se em barco a remo, este por sua vez, se bem conduzido renasce barco a vela. Que com comprometimento ganha um motor, que com dedicação, transforma-se em lancha. Que anos depois de você ter tido a coragem de bater os pés, navega esplendoroso como  um transatlântico há de ser!
É você o reponsável por sua felicidade! É você o condutor, o comandante, o piloto, O MAQUINISTA… É você que deixa a hora passar em tic tac… É você que não corre, que não anda. Pare de criar desculpas, pare de repetir justificativas… Comece hoje, comece agora! Aquele plano, aquele sonho, aquele desejo…
É preciso ser otimista, entusiasta, corajoso, pró-ativo! Só assim é que você vai chegar onde sonha. E se você não sonha especificamente com nada, CORRA!!! CORRA PARA ALCANÇAR O TREM DA VIDA, pois ele é rápido, e no fim a gente descobre que o que valeu, foi o meio! 
Bjo bjo bjo de uma entusiasta convicta!