dica-de-leitura

O livro GANHAR MAIS, GASTAR MENOS, E INVESTIR, tem uma pretensão ousada: Falar de dinheiro, com mulheres. Se fossem sapatos, viagens, estudo… O que, se pararmos para pensar, está atrelado diretamente ao dinheiro. O problema é que não fomos criados para falar de dinheiro, muito menos as mulheres. Não é tema de bate-papo familiar, nem matéria escolar, muito menos algo que se converse nas rodinhas de amigas. A cultura do brasileiro, colônia de exploração, dos escândalos de desvios de verbas por políticos, acaba sedimentando o consenso de que lucro é do mal! Quem fala de dinheiro é superficial, calculista, e outras bobagens.

Nossa educação financeira precisa melhorar, e muuuuito! O que eu amei neste livro, foi a abordagem simples, prática e direta das autoras, Denise Damiani e Cynthia de Almeida. É muuuito fácil de entender, tem exemplos da vida real, tarefas pequenas e objetivos de curto, médio, e longo prazo para executarmos.

livro-ganhar-mais-gastar-menos

GANHAR MAIS! Quem não gostaria? Nesta etapa, fala-se muito de carreira, empreendedorismo, em como crescer profissionalmente, conquistar ganhos reais, planejar a carreira, aumentar o salário. Este capítulo deveria ser presente de formatura escolar, garanto que teríamos profissionais mais satisfeitos e bem sucedidos.

GASTAR MENOS! É um problema! Porque somos estimulados o tempo todo a ter. Com a informação cada vez mais acessível, a industria cada vez mais evoluída, as redes sociais, a cada dia, tomando mais conta da nossa vida. Como não gastar? Eu mesma, sou uma grande propagadora de produtos desejáveis. Mas que fique claro: Isso não é errado! Vender não é coisa de gente do mal. Um comerciante visar lucro, é a coisa mais sensata que pode acontecer, afinal, ele reverte esse lucro ao mercado, consumindo, girando a roda, gerando empregos, pagando impostos.

Errado é se endividar! Gastar além do que pode, colocar a corda no pescoço, se afundar em juros, dívidas com o cartão de crédito, cheque especial, boletos vencidos. Essa relação ruim com o dinheiro, acaba extinguindo a paz de uma pessoa. Neste capítulo, as autoras ensinam a fazer planilhas, estimar gastos, projetar o futuro. Gastar de forma consciente e inteligente, é uma delícia!

INVESTIR! Se não falamos de dinheiro, não somos orientados especificamente por nossos pais ou professores, como saberíamos investir? E mais, quem tem dinheiro suficiente para isso? Pois o livro ensina, de forma clara, objetiva, sobre como e em que investir.

É claro que em alguns momentos, percebemos que a saúde financeira de Denise, é mais do que excelente, e alguns objetivos acabam parecendo utopias. Mas o fato é que se você puder interpretar as tarefas, dentro da sua realidade. Aplicar os conceitos de ganhar mais e gastar menos na sua vida, você em longo prazo, chegará no patamar confortável de investir substancialmente.

Para terminar, a parte em que ela discorre sobre mesada, e educação financeira dos filhos, é incrível!

Motivos não faltam para comprar o livro, ler, reler, riscar com marca texto e deixar na cabeceira da cama. Daqui um tempo, podemos falar sobre como nossa vida financeira melhorou. Que tal?

Gostaram do post? Lembrem-se de deixar um like no coraçãozinho do lado direito inferior da sua tela, comentem, sem vocês, esse espaço não existe!

Eu comprei o meu livro na Livraria Janina aqui em Cuiabá, mas com certeza vocês encontram no Amazon e nas melhores livrarias do país. 

Bjo bjo bjo!