Há muito tempo que eu “namoro” os blocos de rua do Rio de Janeiro… Talvez porque eu ame carnaval, especialmente o samba, as marchinhas, e tudo o que envolve o carnaval na essência da raiz brasileira. Faltava um empurrão para sair daqui no carnaval, deixar os pequenos e ir curtir. Eis que meu empurrão foi minha amiga Alessandra, que estava doida para viajar, liguei na @cvc_vg que conseguiu montar um pacote de última hora com valor aceitável (planeje! Jamais compre de última hora, você economiza demais planejando) e fui! Como eu já esperava, ameeeeei!

Lia muito os posts da Carla Lemos do Modices, e já tinha uma boa noção de como a coisa fluia (lado bom da internet). Mas vamos ao que descobri, vivendo a rotina de carnaval de rua no Rio: Primeira coisa, baixe o aplicativo: Blocos Rio, porque com ele você saberá horários, locais de concentração, estimativa de público, estilo do bloco, etc. Através do app, também é possível criar uma agenda, e ele emitirá um alerta, cerca de 30 minutos antes de cada bloco agendado. Em relação ao horário de início, infelizmente o padrão é “Brasil sem regra”, ou seja, atrasos de 2 horas em relação ao início originalmente anunciado. Os blocos menores são mais divertidos, porque você consegue ter espaço para andar e dançar. Nos blocos maiores a muvuca é grande. INSPIREM-SE nas fantasias:

Todo mundo sai fantasiado! Homens, mulheres, crianças, jovens, idosos… Fantasia é lei!!! Os homens amam saia de tule. Isso mesmo, saia! Não necessariamente os homossexuais, mas todo e qualquer homem. Impressionante ver os barbados vestidos de saia de tule, usando asinhas de borboleta, ou arquinho de bailarina. Vai entender?!? Hahaha! O fato é que se eu fosse você, comprava uns tubinhos de glitter, umas máscaras irreverentes, uns adornos, e caia na folia com todo o empenho que o carioca tem em pular de corpo e alma o carnaval.

Roupas leves são bem vindas, porque faz muuuuito calor. Tênis ou sandálias confortáveis com alguma elevação na sola (como essa flatform que estou usando na foto acima). Se você for de rasteirinha, se prepare para ter os dedos pisoteados, e o pé ficar sempre molhado de: cerveja, lama, vodka ou água de coco, ou xixi… arghhh! Acontece de ter muita poça de sei lá o que no caminho. Por falar em xixi, tem banheiro químico, o mar, ou uma loja de Starbucks no caminho, porém como toda aglomeração, ir ao banheiro é, de fato, um desafio. Guarde um dinheirinho para comprar algo no boteco que vai lhe ceder o banheiro, ou um picolé “Itália” (tem por toda parte) na sorveteria amiga, mas lembre-se que geralmente terá que consumir algo, no estabelecimento que for lhe ceder uma vaga preciosa no banheiro.

Tem muita gente na cidade, mas as pessoas estão por toda parte, então as fotos e números dão a impressão de que estará insuportavelmente lotado, mas a sensação “in loco” é bem mais amena. Quanto à segurança, vale ser cauteloso, e embora tenha aparecido no Fantástico do domingo passado, que um garoto foi assassinado em Ipanema, e várias pessoas foram assaltadas, eu juro que não vi nenhum assalto. Valem os conselhos: Não fique com o celular dando sopa, gravando mil vídeos da multidão, tirando foto o tempo todo. Evite jóias e relógios que chamem muito a atenção. Ande com bolsinhas a tira colo, de preferência com zíper. Quando a muvuca for grande, preste atenção no celular em bolsas sem zíper, ou no bolso de calças e bermudas largas, porque eles enfiam a mão, pegam o celular e a carteira, e você no empurra-empurra, nem sente.

Fiz uma mini-lista dos blocos “imperdíveis”, para quem não sabe nem por onde começar, mas a verdade é que o que mais importa é a sua vontade de curtir a festa!

  1. Cordão da Bola Preta
  2. Banda de Ipanema
  3. Simpatia é Quase Amor
  4. Cordão do Boi Tolo
  5. Sargento Pimenta
  6. Toca Raul
  7. Bloco da Favorita
  8. Super Mario Bloco
  9. New Kids on The Bloco
  10. Bloco da Preta

O Sargento Pimenta tem sido com palco, no Aterro do Flamengo, nos últimos anos, e ele toca as músicas dos Beatles, em ritmo de marchinhas e samba. O New Kids on the bloco, tem sido no circo voador, e o ingresso dos últimos 2 anos foram 1 Kg de alimento. O Bloco da Favorita toca funk em ritmo de carnaval, arrasta multidões, e é frequentado por celebridades. O cordão da Bola Preta é um dos maiores e mais tradicionais, acontece no centro da cidade, e tem ninguém menos que, Maria Rita no elenco de cantores. Todos os blocos são gratuitos, porém, alguns estão vendendo camisetas para ajudar na manutenção do bloco, e isso dá o direito de ficar dentro do cordão onde fica a diretoria e a bateria. Se você quer espaço para dançar, adquirir a camiseta é uma boa pedida, porém são pouquíssimos os blocos com essa opção.

Gostou do post? Lembra de deixar seu like no coração do lado direito da tela. Tem algum bloco que você adora, por favor, comente! E se quiser acessar outros post de viagem do blog, clique (aqui).

 E vamos que vamos, até o próximo carnaval!

Bjo bjo bjo!