EMPREENDA: COMO FAZER UM BLOG?

19 de maio de 2016

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Como fazer um blog, e ganhar dinheiro com ele? Como conseguir clientes para um blog? Como fazer um blog ficar conhecido? Como encontrar assuntos para um blog? Que plataforma usar? Nossaaa, quantas perguntas! O fato é que há 7 anos, desde que comecei o ofício de blogueira, eu venho recebendo essas e outras perguntas, bem complexas e particulares, para serem respondidas em um e-mail ou comentário de Rede Social.

Então partindo da premissa que blogar seja compartilhar conteúdo, em sua mais pura essência, eu resolvi compilar dicas e aprendizados que fui adquirindo com o passar destes anos, para montar esse post para vocês. Uma pena que à época, ninguém havia publicado algo semelhante para facilitar a minha vida, e peço perdão a quem esse assunto não interessa, porque o post será longo. Mas posso falar? Todo mundo deveria ter um Blog! Não, eu não pirei. Não estou dizendo que você deve virar blogueira(o) profissional, o que estou dizendo é que um blog serve para organizar idéias, compartilhar Hobbies, compilar trabalhos realizados nas mais diversas profissões. É uma forma de catalogar a vida, e deixar lá, para você e quem mais quiser ler, de qualquer lugar do mundo. Monetizar através de um blog é outra estória, que também vou falar nesse post.

1) COMO FAZER UM BLOG?
Existem 2 caminhos: Você pode ler alguns posts sobre como criar um Blogspot (caso do meu blog, sim, pasmem!) ou você pode fazer um curso sobre como criar um WordPress, se encaixando no perfil: Faça você mesmo! Dá mais trabalho, porém o custo é mínimo. Se você tem zero tempo, zero aptidão, e zero paciência, você pode escolher o segundo caminho que é pagar alguém para fazer. Os custos de pagar para fazer variam muito, pois tem webdesigner que cobra R$1000 para te entregar um blog pronto, e tem empresas e designers que cobram R$10.000 para fazer o mesmo.

Entenda: Existe um trabalho de layout, que é a “cara” do Blog, o que chamamos de interface ou aparência, e existe um trabalho de programação, que envolve, funções (plugins), códigos, colocar para funcionar todas aquelas coisas lindas que nosso layout precisa ter. É importante quando você for contratar, perguntar se o serviço inclui tudo isso.

Para encontrar layouts semi-exclusivos, ou seja, feitos por um designer, com uma “carinha” bonita, mas que porém, não foi feito unicamente para você, eu indico o Creative Market, eles têm lindos layouts para blogger (ou blogspot) e para WordPress.

2) BLOGSPOT, WORDPRESS OU PLATAFORMA INDEPENDENTE? 
Eu conheço blogueiras que contrataram serviços que fizeram o blog do zero, em plataformas exclusivas. Ok, pode ser bacana ter algo que teoricamente ninguém vai poder copiar, o problema é que o dia que você não estiver mais feliz com a empresa que fez o seu blog, pode ser que nenhuma outra empresa ou programador, entenda a maluquice do seu código, e aí, você fica preso àquela determinada empresa. O blogspot é o mais fácil, se você é autodidata, e quer fazer tudo sozinho. Se você colocar no Google: Como fazer um blog no blogger? Ou Como fazer um blog blogspot? Vai encontrar vários tutoriais legais, e vai perceber que é mais fácil do que você imaginava. Se eu fiz o meu, há 7 anos atrás, quando entendia zero desse assunto, você consegue! Porém, te digo uma coisa, exatamente por ser “fácil”, ele é bem limitado, a caixa de comentários não funciona direito, e você estará fadado ao arroz com feijão. Quero deixar claro que, às vezes é melhor começar com arroz com feijão, aprender, evoluir, testar se vai dar certo, para só então comprar o caviar, entende? Já o WordPress, é a plataforma queridinha das queridinhas! Praticamente todos os blogs reconhecidos nacionalmente e mundialmente estão nela. Simplesmente porque o WordPress é uma plataforma de código aberto, onde programadores do mundo todo podem contribuir, “inventando” funcionalidades, acrescentando novidades, inclusive elementos de SEO (que estimulam sua página a ser encontrada pelos motores de busca/Google) porém, é praticamente impossível um leigo fazer um blog no WordPress funcionar sozinho. Depois de muito resistir, este ano vou migrar (já migrei) o Mala com Rodinha para o WordPress, o que me implica estudar insanamente a plataforma (sou dessas!).

3) BLOGAR SOBRE O QUÊ?
É nessa perguntinha inocente que mora a chave de tudo! Você deve blogar sobre um assunto que realmente entenda, ou fazer um blog do tipo: Aprendendo a cozinhar, onde você vai narrar a incrível aventura de um zero na cozinha, se tornar chef! As pessoas vão admirar a sua honestidade, rir com seus erros, aprender com seus acertos, e viver esta saga junto com você. Tem um filme interessantíssimo chamado Julie & Julia, que conta uma estória assim. O que não dá é você querer se tornar uma blogueira de Moda, sendo que entende patavinas do assunto. Ou ser blogueira Fitness, sem praticar exercícios… Gente mediana, para não dizer medíocre, é o que mais tem por aí. Deixando claro que não estou falando sobre ser linda, rica ou qualquer coisa do gênero. Eu não sou nenhum modelo de beleza, e sorry, vivo muito bem, porém ainda não fiquei rica, e estou aqui, sendo blogueira de estilo de vida, falando de viagens, moda, etc. O fato é que minha formação acadêmica é Moda, sou viajante de carteirinha, e fui aprendendo a compartilhar isso ao longo dos tempos. Comecei o blog sem a pretensão de ganhar dinheiro, fui escrevendo, as pessoas foram gostando, e os parceiros foram aparecendo. Portanto escreva sobre decoração, jardinagem, medicina, artesanato, maquiagem, livros, filmes… Desde que este assunto lhe seja natural, algo que você discorra com paixão e facilidade.

4) COMO CONSEGUIR PARCEIROS?
Antes de tudo, comece a blogar! Crie uma audiência, ganhe experiência, avalie seu engajamento (leia-se conexão com as pessoas), para só então ir atrás de parcerias. A maior parte das pessoas faz o processo contrário. Vejo mães gastando rios de dinheiro, comprando blogs para seus filhos, fazendo grandes festas de lançamento, prospectando parceiros, sem saber se eles estão prontos para isso, se vão dar resultado. Já teve blogueira que eu conheci proximamente, que gastou fortuna para tornar seu blog conhecido da noite para o dia, e que hoje, não existe mais (na blogosfera). Não é assim que seu blog vai dar resultado, e no começo você pode atrair clientes com uma plataforma bonita, atrair leitores com um investimento massivo em divulgação, mas se você não tiver verdade e aptidão, os parceiros irão desistir, os contratos irão desaparecer, os leitores vão cansar, você vai descobrir que não era aquela oitava maravilha do mundo que você imaginava, e sua carreira vai ser luminosa e rápida como uma estrela cadente. Portanto comece, faça com amor, construa uma audiência, e só então aceite clientes.

5) PROSPECTAR OU ESPERAR OS PARCEIROS?
Faça um bom trabalho e as empresas irão te procurar! Todos os meus parceiros até hoje me procuraram. Todos eram meus leitores, ou foram indicados por leitores, e chegaram até mim, porque o burburinho entorno do meu trabalho foi bom. Grande parte deles está comigo há mais de 3 anos, com contratos que renovamos a cada 6 meses. Eu sou apaixonada por meus parceiros, cuido dos negócios deles, converso, procuro sempre dar boas idéias, vou sempre além da minha “obrigação” de postar. Mas, se for o caso, quando você já estiver segura(o) de que seu blog dará resultado, ligue nas empresas que almeja ter parceria, peça o contato do responsável pelo Marketing e envie seu Media Kit, solicitando uma reunião.

6) COMO FAZER UM MÍDIA ou MEDIA KIT?
O Mídia Kit é o seu portfólio, ele apresenta você, o seu blog, explica assuntos que você aborda, fala sobre seus números nas Redes Sociais e no próprio Blog. Você pode colocar depoimento de clientes, históricos, e tudo que enriqueça a sua carreira. Nele você pode ter preços de postagens avulsas nas Redes Sociais e no blog, além de planos de parcerias, por 4 meses por exemplo, dando descontos para os clientes, oferecendo hot banner, valor por presenças em eventos, etc. É um portfolio e tabela de preço, falando de forma simples e direta, geralmente feito no power point, ou word e salvo em Pdf.

7) COMO ME TORNAR CONHECIDO:
Faça parceria com outros bloggers, aposte nas Redes Sociais, implemente técnicas de SEO, invista em Adwords (se puder), estude muito. Seja assíduo com os posts, sempre atualize seu blog, jamais pratique o “Ctrl C Ctrl V”, o google sabe quem copia e cola conteúdo, Tenha uma escrita de qualidade, use fotos bem produzidas, hoje um bom smartphone pode fazer milagres, mas assim que puder, contrate um fotógrafo. Responda as pessoas, seja gentil no offline também. Aposte no Facebook, Youtube, Instagram, Snapchat, Pinterest, Tumblr, Twitter… Aprenda sobre Redes Sociais, e jamais minta para si mesmo, copiando alguém ou escrevendo sobre coisas que não acelerem seu coração. Aposte em Vídeos, porque Vlogs são a grande febre do momento.

Bem, basicamente é isso! Esse assunto rende um livro cheio de páginas recheadas de dicas e aprendizados. Quem sabe um dia! Espero ter ajudado, e quero feedbacks.

Sucesso na empreitada! Blogar dá trabalho, mas é maravilhoso!

Bjo bjo bjo!



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28 de setembro de 2015

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Passada a Semana do Empreendedor do Sebrae aqui em Cuiabrasa, eu não poderia deixar essa segunda-feira passar sem resoluções, sem reflexões, sem impulsionar a mim e a vocês, a começarmos um novo projeto, darmos continuidade a projetos antigos, e termos em nossas mãos o domínio de nossos próprios destinos!
Eu palestrei no Painel, O PODER DAS REDES SOCIAIS, que para mim, foi de grande importância, pois pude refletir sobre o real significado que a internet, o blog e as Redes Sociais tiveram na minha vida, nos últimos 6 anos.
Eu comecei a blogar, há 6 anos atrás, quando este universo de Internet, era muito diferente de hoje. Sem saber, eu já estava ensaiando o trabalho com Redes Sociais desde o tempo do Orkut, pois naquela época, de 2004 à 2009, eu já divulgava meu trabalho como proprietária de uma loja de Varejo de Moda.
Através do Orkut, eu me conectava com as minhas clientes, com as mulheres da minha cidade, e potenciais clientes. Além de ensaiar meus primeiros #PensamentosdaMaysa muito antes das hashtags nascerem…
O blog surgiu por acaso, depois que conheci o Blog da Mariah, através de uma reportagem na revista Vogue. Naquele dia, me sentei ao computador, e li o blog inteiro, daquela menina de Araçatuba, que falava sobre Moda, Viagens, e Estilo de Vida…
Resolvi que queria fazer aquilo, não tinha idéia por onde começar… Fui lendo os blogs que ela indicava em seu Blogroll, fui vendo formas diferentes de expressar experiências, e me apaixonei intensamente por este universo.
Entrei no Youtube, e comecei a assistir todos os tutoriais sobre “Como criar um blog”, muitos falavam de códigos de programação, de plataformas, de coisas que eu nunca tinha ouvido falar. Perdi, ou melhor, ganhei madrugadas aprendendo.
Criei o Mala com Rodinha no antigo Blogspot, hoje Blogger, do Google. Layout e “programação” gratuitos, feitos por mim. Tudo isso porque descobri que cobravam cerca de R$10.000 para este projeto acontecer, tudo isso entre criar a logomarca, o design, e a programação. Não que eu pense que não valha o investimento, mas o fato, é que eu não tinha esse dinheiro naquela época, e queria por tudo, colocar meu blog no ar!
Então investi tempo e muita vontade! Coloquei o blog no ar, em um mundo em que nasciam 1200 blogs por dia, em que 10 milhões de pessoas se interessavam por blogs no Brasil, em que 70 milhões de blogs habitavam a blogosfera mundial, em que 90% das pessoas do meu universo, nem sabiam o que era um blog.
Rapidamente o Facebook ganhou a paixão dos brasileiros, descobri que haviam outros bloggers em Cuiabrasa, e que muitos deles eram super bacanas, como o Cinderela de Papel, feito por uma menina de 16 anos (à época) a Marina Pontes, que escrevia maravilhas, e que infelizmente veio a falecer de meningite, aos 18 aninhos… Sinto saudades das palavras daquela anja!
Enfim, o Mala com Rodinha foi crescendo, ganhando a comunidade, ajudando muita gente a se apaixonar por Moda, por viagens, pela vida…
Um ano depois, eu bati a marca de 1000 acessos por dia, resolvi contar para a minha família que eu queria ser Blogueira de profissão. Logo depois, vendi a minha loja, que tinha 8 anos de vida, para me dedicar exclusivamente ao blog.
Estudei “Direito” para aprender a fazer o contrato de parceria com as empresas que começaram a me procurar. Desenvolvi um plano de negócios para o blog, porque eu precisava ter um “salário”, que suprisse os meus ganhos da época de empresária.
Hoje, 6 anos depois, tenho parceiros que estão comigo há quase 5 anos, que fomentam meu trabalho, e que tiveram suas empresas impactadas positivamente por minha divulgação. Tenho leitoras amigas, que se desenvolveram também com a ajuda do Mala com Rodinha. 
No dia que o Blog atingiu a marca de 100.000 acessos por mês, em maio de 2013, eu senti que aqueles 3 anos de dedicação tinham valido muito a pena! E hoje, depois de tudo o que aprendi, e vivi, tenho certeza que minha coragem e empenho, foram muito mais decisórias, que qualquer talento.
O que eu quero dizer com tudo isso aqui?
Não existe pessoa sem talento! Existem pessoas sem vontade o suficiente para descobri-los e desenvolve-los! É muito mais fácil sentar no sofá, e reclamar do azar. Difícil é arregaçar as mangas, abrir mão dos tempos de lazer para estudar, para assistir palestras, fazer cursos, ler, ler, ler…
Mas para quem não tem preguiça de correr atrás, existe um caminho chamado EMPREENDEDORISMO! Todo mundo pode empreender, todo mundo por vencer, e que fique claro que neste caminho, conta muito mais a transpiração que a inspiração.
Portanto, se você está pensando em começar: Um blog, um negócio, uma carreira, uma vida nova… Saiba que hoje é muito mais fácil que ontem! As informações estão à distância de um click. Tem muito curso online, e-book, e blogs com verdadeiras lições disponíveis, muuuitas vezes gratuitas. E você tem grandes chances de dar certo, se tiver vontade, fizer com paixão, aprender com seus erros, e nunca desistir de chegar lá! 
Vamos lá? “Dominar” o mundo, começando nesta segundona de resoluções?!?
Para ler os outros PENSAMENTOS DA MAYSA, acesse (aqui).
Bjo bjo bjo!


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