Como receber os amigos em casa para um jantar? O que é imprescindível, o que é frescura, o que é dispensável??? Essas respostas são extremamente particulares, mas eu ouso aqui, criar um pequeno protocolo. É gostoso receber em casa pessoas que temos intimidade, portanto não há necessidade de pânico, são seus amigos, ok! Se for o chefe ou alguém mais formal, lembre-se que são tão gente quanto você, portanto elegância e simpatia já são excelentes ingredientes! Vamos lá:



1) CRIE UM CLIMA TODO ESPECIAL:

Ótima desculpa para fazer aquela faxina, organizar os aparadores, prateleiras da sala, armários do banheiro. Além da limpeza mais detalhada, é legal investir em AROMATIZADORES DE AMBIENTE, o cheirinho de maçã e canela, “atrai” prosperidade e amor. Além da crença do bem, ele não briga com a comida! Rsrsrsrs!!! Dica: Perfume a casa, cerca de 30 minutos antes dos convidados chegarem, não exagere, ou vai correr o risco de sufocá-los.

2) APOSTE EM FLORES:
Flores sempre dão um toque especial, mais ainda quando você improvisa, como na foto acima. Mostra que foi você quem fez, cria um clima descontraído e leve, além de tudo sai bem mais em conta! Compre flores avulsas, “roube” margaridas do jardim da sua avó, pegue folhas da árvore do estacionamento do supermercado (sem o segurança ver… rsrsrsrs!). Quanto mais original, mais bacana o resultado! 

3) ARRUME A MESA COM CARINHO:
Hoje em dia as toalhas estão em desuso, em alguns momentos são super úteis, por exemplo quando expomos aperitivos espalhados pela mesa, ou em um jantar para muitas pessoas, com serviço americano (aquele do tipo buffet, que as pessoas se servem e comem em outros lugares). Acho bacana deixar a mesa a mostra. Mesmo que ela seja velha, você pode criar um clima “vintage” e pronto, fica “up to date” (leia-se: atual). Coloque flores, capriche nos detalhes, escolha o tom que deseja dar: colorido, preto e branco, classudo, natural! Abaixo o esquema básico de uma mesa de jantar:
Taça de vinho tinto, branco e água (ao lado direito e acima) Colher e garfo de sobremesa (acima do prato)
Garfo de fora para salada e/ou entrada, de dentro para prato principal
colher grande para sopa ou caldos e a faca
abaixo do prato o Suplat

É claro que você pode (deve) tirar os talheres que não serão usados, este é apenas um esquema básico para você se orientar!
4) TOQUE DE CHARME:
Marcadores de copos ou taças, porta-guardanapos, indicadores de lugar à mesa… Os detalhes demonstram um zelo imenso com seu convidado, com certeza rendem elogios!

5) ESCOLHA O CARDÁPIO PENSANDO NOS CONVIDADOS:
Paladar é algo muito particular, portanto não é porque é caro$$$$, que seu convidado vai gostar! Eu por exemplo, não gosto de escargot, acho o “pate de foie gras” muito bom, porém DE-TES-TO azeite trufado e berinjela, muuuuito de vez em quando, ok! Eu citei ítens (da foto acima) considerados pelos “entendidos” em gastronomia, como o “Creme de la creme” (o melhor do melhor). Por isso repito: o melhor mesmo é pensar nos seus convidados, perguntar o que eles mais gostam e servir algo que os deixem felizes! Isso é muito chic!!! Por hoje, é isso! Gostaram???

Bjo bjo bjo!