Um dos meus grandes encantamentos em Paris, são os cabarés! Me lembro dos filmes, que mostravam aquele glamour de plumas, champagne, e dançarinas de Can Can, com suas saias coloridas. Quando fui pela primeira vez à cidade, eu pensei logo no Moulin Rouge, afinal era o nome que eu sempre ouvi falar, mas meu pai me indicou o show do Lido. Como eu e minhas amigas estávamos hospedadas na Champs Elysée, decidimos ir ao Lido, que também se localiza na Avenida mais famosa do mundo. Eu achei tão artístico, tão parisiense, tão próximo dos meus sonhos em conhecer essa cidade, sua cultura, suas peculiaridades, que caí de amores por essa tradição francesa. É difícil decidir qual cabaré conhecer: Le Lido, Moulin Rouge, Crazy Horse ou Paradis Latin? É complicado, porque apesar de se tratar do mesmo tema, cada um tem a sua tradição, e a sua particularidade.
1) MOULIN ROUGE – O mais francês de todos!
Todos irão te perguntar se você foi ao Moulin Rouge… Aquela casa de shows famosa, que tem o moinho na porta. O mais tradicional, com certeza! Para os franceses, uma referência pura de seu autêntico cabaret. Só vale o cuidado pós show, porque a região não anda muito segura. Não fique de bobeira, o 18º Arrondissement já não é tão tranquilo quanto as áreas mais turísticas da cidade.
Moulin Rouge, 82 Boulevard de Clichy, 75018. Metrô linha 2, estação Blanche.
2) LE LIDO – O mais Las Vegas Feelings!
Esse Cabaré está localizado no 8º arrondissement, o fervo de Paris. A algumas quadras do Arco do Triunfo, em uma região que sempre terá zilhões de pessoas caminhando para lá e para cá. O Show é Cabaret com pitadas de Las Vegas! O palco vira escada, depois vira um buraco gigantesco, então chove, seca, desce gente do teto… Uma loucura! Hahaha!
Lido, 116 Av. des Champs-Élysées, 75008. Metrô linha 1, estação Georges V.
3) CRAZY HORSE – O mais Sensual!
O mais sensual, com mais efeitos de luz, cenário, e pouca roupa! Esse cabaret tem aquele apelo mais streap tease, não raro é estrelado por pin ups famosas como Dita Von Teese. É considerado o mais bonito de todos, porém é o menos “Can Can”de Paris. Está localizado no badalado 8º arrondissement, a mesma região do Lido.
Crazy Horse, 12 Avenue George V, 75008. Metrô linha 9, estação Alma-Marceau.
4) PARADIS LATIN – O BBB (Bom, Bonito e mais Barato) da turma!
O que tem o preço mais amigo, um Show com uma pegada Paris antiga, que mistura Can Can, e atos de Circo, com malabares, e outras atrações. A comida é deliciosa, então vale à pena escolher o pacote com jantar. Não tem os famosos dançarinos do Lido, nem a magia pirotécnica do Crazy Horse, muito menos a fama do Moulin Rouge, mas ainda assim, é uma ótima opção para quem já conhece os outros, ou deseja fazer um programa bem francês. Ele está localizado no 5º arrondissement, o mesmo da Sorbonne, conhecido como parte do Quartier Latin, região da boemia intelectual parisiense.
Paradis Latin, 28 Rue du Cardinal Lemoine, 75005. Metrô linha 10, estação Cardinal Lemoine.
Os 4 cabarés possuem opções de Show + Jantar, Show + 1/2 garrafa de Champagne ou Apenas Show. Para se ter uma noção, o ingresso mais barato no Moulin Rouge custa cerca de 105 Euros, passando pelos 190 Euros com jantar, ou 450 Euros com jantar + localização VIP. Isso, por pessoa! Uh lalá! No Lido os ingressos começam na casa dos 160 Euros, e vão até 300 Euros. No Crazy Horse variam de 105 Euros à 245 Euros, e no Paradis de 90 Euros à 190!
É um investimento alto, eu não pagaria os 450 Euros por pessoa no VIP VIP VIP do Moulin Rouge, porque teria planos bem mais interessantes na cidade luz, com esse dindin. Porém acredito que ir à Paris, e não assistir a algum show de cabaret, é conhecer a cidade pela metade.
Espero que vocês tenham gostado do Post, clicando nos nomes dos cabarés. Eu comprei meus ingressos através da CVC Viagens aqui de Cuiabrasa, quem sempre me atende por lá é a Laura, e a loja está localizada na Av. Isaac Póvoas, 850, Fone: (65) 3313-1000.
Cuidado com sites desconhecidos, e ingressos vendidos nas ruas! Infelizmente existe muita fraude, e oportunistas loucos para enganar turistas.
Bjo bjo bjo!