E da-lhe todo mundo postando frango com batata doce, bolo de batata doce, coxinha de batata doce, batata doce com canela, no almoço, na janta e na sobremesa. É claro que eu pedi para a minha nutri, Jaline Faiad, explicar o porque desse frenesi em torno da batata “não-convencional”. E o mais engraçado é que eu comia muita batata doce quando meus avós moravam na chácara, achava uma delícia… O tempo passou e há muito tempo eu não comia o alimento do momento. No final do post tem 4 receitas deliciosas. 
“A preferência pela batata doce como fonte de carboidrato no execício físico, está associada principalmente ao seu Índice Glicêmico (IG).  Este índice classifica os alimentos de acordo com a glicemia (açúcar no sangue) após sua ingestão.

O baixo índice glicêmico da batata doce é interessante no pré-treino por proporcionar uma oferta de energia equilibrada durante a atividade física. Outro ponto positivo deste alimento é seu teor de nutrientes que não só auxiliam no exercício mas na saúde como um todo: Vitaminas A, E, C e do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e betacaroteno.
Ao contrário da Batata doce, alimentos de alto índice glicêmico, são digeridos e absorvidos mais rápido, por isso quando os consumirmos no pré treino, logo faltará energia. Além disso, os picos de açúcar no sangue estimulam o organismo a armazenar gordura e a longo prazo podem contribuir com desenvolvimento de diabetes, pelo estímulo excessivo de insulina.
Além de todos os benefícios da batata doce, ela ainda tem outra vantagem: é super fácil de ser preparada. Muitas pessoas a consomem apenas cozida. Caso deseje dar um sabor a mais, ela combina também com canela, noz-moscada, coco ou então em preparações salgadas.
Devo lembrá-los que não exite um único alimento responsável pela saúde e que não adianta ingerir uma boa fonte de carboidrato para o treino e não ter uma alimentação equilibrada ao longo do dia.  A batata doce é apenas um dos milhares de alimentos disponíveis para se ter uma boa alimentação. 
Para um plano alimentar indivualizado e adaptado de acordo com suas necessidades, procure sempre um Nutricionista.”
Eu selecionei algumas receitas para incentivar vocês a colocarem este alimento no cotidiano, lembrando sempre que, assim como a Jaline disse acima, variar o cardápio é sempre mais saudável, que fazer da sua alimentação, “uma música de poucos acordes”. Poética a blogueira… Hahaha! Confiram as receitas:
01) Batata Doce com Frango grelhado e brócolis:
Coloque em uma vasilha na geladeira, o peito de frango, temperado com suco de limão, alho em pedaços, pimenta do reino, alecrim, orégano, salsa e sal a gosto (pouco sal, sempre). deixe por 20 minutos. Depois forre um refratário com papel alumínio e leve o peito de frango ao forno pré-aquecido. Depois de 10 minutos, retire o papel alumínio, e deixe o frango corar. Em uma panela de pressão, ou panela convencional (vai aumentar o tempo de cozimento) coloque as batatas em cubos para cozinhar, por 8 a 10 minutos na pressão, ou 20 a 25 minutos na panela convencional. Cozinhe brócolis no vapor, e depois sirva o frango, a batata doce e o brócolis como na foto acima. 
Receita original: aqui
02) Batata Doce Assada, doce ou salgada:
Lave as batatas com casca, fure-as em vários pontos com um garfo, coloque para assar direto na grelha do forno, ou em uma assadeira, se preferir, por 45 minutos. Depois retire do forno, abra as batatas ao meio com uma faca e coloque a cobertura que preferir. Para o efeito sobremesa: canela e açucar mascavo (como na foto acima) ou adoçante de forno e fogão, para efeito salgado, pimenta, pápicra, alecrim, azeite, orégano, queijo branco. 
Receita original e mais receitas: aqui
03) Pão de Batata Doce:

Ingredientes:
Fermento biológico seco – 10g
Água – 45ml
Ovo – 1 unid
Sal – 10g
Açúcar cristal – 30g
Leite morno – 240ml
Polpa de batata-doce roxa (cozida com pele até ficar macia, descascada e amassada) – 350 g
Farinha de trigo – 600g
Manteiga sem sal – 40g
Farinha de trigo para polvilhar
Modo de fazer:
Misturar o fermento seco com a água e deixe hidratar por uns 5 minutos. Colocar no bowl da batedeira o fermento hidratado, o ovo, o açúcar, o sal o e o leite. Bater com um mixer e juntar a batata-doce, aos  poucos, até obter creme grosso. Colocar a pá na batedeira, ligar em velocidade baixa e adicionar a farinha de trigo aos poucos. Aumentar a velocidade e bater até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Adicionar mais um pouco de farinha, se necessário. Juntar a manteiga em pedacinhos e bater até homogeneizar a massa. Se necessário, acrescentar um pouco mais de farinha. A massa deve ficar lisa e brilhante. Cobrir com filme plástico e deixar crescer até dobrar de volume.
Colocar a massa em uma superfície enfarinhada e dividir em 3 partes. Moldar os pães em bola ou cilindro, colocar, com espaço, em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixar crescer mais uma vez. Polvilhar farinha de trigo cortar com uma lâmina fina como desejar. Levar ao forno pré-aquecido a 220oC e deixar por 10 minutos. Abaixar para 180oC e deixar mais 50 minutos ou até que fiquem dourados.
Receita original: aqui
04) Batata Doce com salada:
Cozinhe a batata doce com casca, até ficar macia. Corte em fatias, tempere com azeite e ervas (alecrim, orégano, manjericão), e sirva com a salada de sua preferência. 

Agora não tem desculpas, você já sabe algumas maneiras de inserir a batata doce no seu cardápio.

Bjo bjo bjo!